terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

Carnaval dos pobres

Sobre este tema, achei melhor começar com duas frases, sendo a primeira tipicamente brasileira, das favelas mesmo:
- “pobre gosta mesmo é de luxo, quem gosta de pobreza é intelectual”
- “os brasileiros esquecem a pobreza com a riqueza dos fatos e o calor do samba”

Faz-me impressão o tempo e o dinheiro que se gasta na preparação do típico Carnaval Carioca, tido como o maior e melhor do mundo. Chega a ser quase um ano de organização para ser tudo consumido numa única noite. A esta atitude, chamam os antropólogos e etnólogos de Potlatch (palavra de origem índia que significa “dom”; comportamento de busca de poder que consiste, muitas vezes, na destruição espectacular de enormes riquezas e recursos). Sem querer entrar muito por definições e significados, gostava apenas de mostrar o meu ponto de vista e opinião sobre o Carnaval em duma forma geral. Acho inconcebível que, com a finalidade última da festa e da diversão, se empreenda tanto esforço humano, tempo de trabalho e recursos financeiros na produção de um espectáculo que apenas serve como droga colectiva, tipo pão e circo, com o efeito de provocar o esquecimento da situação real de pobreza, miséria e dificuldades em que se vive num país como o Brasil… ou Portugal! É uma montra de idiotice e falta de inteligência. Ok, há muita corrupção e miséria, o que só provoca abstinência, abstenção e inaptidão, mas quem faz um trabalho de mérito a produzir uma festa destas, também conseguiria empreender esforços em quaisquer outras tarefas que fizessem aquele país andar para a frente. Se há quem mate pela droga, porque tem fome ou inveja, que se organizem e se façam ouvir numa revolução… matem pela terra, pelo orgulho cultural e pela subsistência como povo. Assim não vão a lado nenhum! É pelo simples facto dos pobres ansiarem pelo luxo, e não pelo desejo de uma vida melhor, justamente, que as coisas estão como se mostram: um fosso cada vez maior entre pobres e ricos, e pouca capacidade de produzir pontes para o atravessar ou de ganhar fôlego para o conseguir cruzar a nado. Mantermo-nos à tona não é viver! Os brasileiros não são assim tão diferentes dos portugueses e nós até podíamos aprender com o que vemos neles, se assim o quisermos ver, claro! Se o Natal é quando um homem quiser, também o Carnaval o é. Não podemos andar cinzentos e taciturnos um ano inteiro, enchendo-nos de vontade e motivação só para gastarmos tudo em duas ou três ocasiões por ano. Temos de andar de olhos bem abertos sempre e não deixar que nos comam por parvos. Sejamos audazes e atrevidos. Tenhamos a coragem de nos dedicarmos a ser felizes. Desliguemos as televisões, não compremos mais revistas, e sobretudo não invistamos no apelo à ignorância, à pacatez e à mediocridade. Já basta de sermos um povo de brandos costumes. Deixemos a Amália e a Irmã Lúcia morrer, e assassinemos o Fado e a Saudade!! A estupidez é de facto feliz, mas só é verdadeiramente néscio quem faz por isso ou se deixa andar nesse caminho pouco sinuoso e fácil. Basta um suspiro e a percepção da realidade para tudo passar a ser diferente… WHAT IS THE FUCKING MATRIX!!!

domingo, 26 de fevereiro de 2006

A Preguiça…

Já repararam que estamos todos cada vez mais preguiçosos? Numa época em que há mais e mais coisas para “trabalhar” por nós, como os comandos para tudo e mais alguma coisa (tv, vídeo, dvd, aparelhagem, ar condicionado, etc.), os notebooks e PDA’s, o microondas e as comidas congeladas, andamos o mínimo possível a pé e fazemos por deixar os carros o mais perto possível dos sítios que visitamos, entre outras coisas. E esta tendência não se manifesta só no trabalho físico, mas também na postura intelectual e psicológica. Hoje em dia poupamos em tudo o que dizemos e escrevemos, senão vejamos:
“tasse?” em vez de “está tudo bem contigo?”
“Porta-te” em vez de “porta-te bem!”
“Fica” em vez de “fica bem”
“vá” em vez de “vou andando que está a ficar tarde”
“hasta” em vez de “adeus e até qualquer dia”
Nos sms e chats, por exemplo, escrevemos com siglas e abreviaturas, cada vez lemos menos e vemos mais televisão, menos cinema e mais dvd’s, menos álbuns e mais mp3. É impressionante no que nos estamos a tornar, a continuar neste caminho. Só a merda das telenovelas é que continuam a proliferar! Como é possível se são tão chatas e compridas!? Não percebo! Vá, tasse!? Fiquem…

sábado, 25 de fevereiro de 2006

Avô Cantigas!?

Em pequenino, alem do Coelho da Páscoa, do Pai Natal e de palhaços, não acreditava no Avô Cantigas, pareciam-me todos falsos. O Coelho da Páscoa e o Pai Natal serão os mais óbvios... quem põe ovos são as galinhas, não os coelhos, e ovos de chocolate?, fora da Suiça!?, não me parecia viável; o Pai Natal nunca conseguiria bater o mundo inteiro numa noite nem que fosse num Hércules C130, e renas voadoras!?, por favor!!, além disso, nem todos os edifícios têm chaminés e seria impossível o Pai Natal entrar numa palhota ou num igloo sem dar cabo de uma parede, e não estou a ver o Pai Natal a fazer maldades, mesmo que com boa intenção, seria ir contra as sua premissa (só os meninos bem comportados é que recebem presentes, o que me parece bem fascizante!), tipo “epá, dei cabo daquela parede mas foi com boa intenção, agora venham dai essas bolachas e esse copázio de leite, vá!”. Os palhaços porque não acreditava que alguém fizesse aquele trabalho com gosto ou por vontade própria, por muito bem pago ou muitas regalias sociais que tivesse, além de que aquele sorriso era nitidamente pintado; depois vi o filme do Batman e percebi logo que tinha razão quando vi que o Jack Nicholson tinha mau feitio naturalmente. Em último lugar vem o Avô Cantigas… ok, o que se pode achar dum tipo de 30 anos, de cabelo bem escuro por debaixo de um capachinho de cabelo grisalho falso, que dá saltos num palco como se nunca tivesse tido ponta de reumatismo ou osteoporose, a cantar cantigas manhosas a roçar o pimba… quanto muito teria aquela doença do alemão que nos lixa o cérebro e nem saberia de que terra era, mas ele parecia estar a gostar e sabia as letras todas duma ponta à outra. Não me parecia bem… Noutro dia vi, enquanto fazia zapping, o Natal dos Hospitais e reparei que o Avô Cantigas, que ainda cá anda, está muito consistente e coerente com a sua personagem, parece de facto muito mais velho: o cabelo grisalho é dele, a notória falta de genica em palco deve-se à sua real idade, falhou um ou outro verso de uma das músicas que cantava em playback… agora sim! Agora já posso dizer que acredito no Avô Cantigas! ...qualquer dia dou por mim a acreditar no Pai Natal!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Chinesices

Estou a desenvolver uma irritação especial pelos chineses. São de facto um povo com uma cultura milenar e com características muito interessantes, mas ao mesmo tempo mostram ser um gigante imperialista, prepotente e abusador dos direitos do Homem. Não me esqueço do que aconteceu no Tibete! Por outro lado, e face à invasão dos produtos chineses no nosso mercado português, há a noção de que eles fazem tão bem e mais barato… é uma ideia profundamente errada e acarreta consequências enormes: os chineses têm por hábito o roubo de ideias e patentes aos investigadores internacionais (sabemos que há muitos investigadores e inventores que vendem as suas ideias ou acabam por ir trabalhar para empresas e governos de outros países que não o seu de origem, mas o que se passa na China não é nada disso, é roubo mesmo!); os chineses ignoram por completo as regras de higiene e segurança no local de trabalho, forçam crianças a trabalhar nas piores situações e ambientes, e escravizam os trabalhadores forçando-os a trabalhar durante muito mais do que as 8 horas diárias; elaboram e constroem os seus produtos, muitos deles literalmente copiados como já referi, usando materiais de baixa qualidade (mas com grande engenho, sem dúvida); mostram um total desrespeito pela espiritualidade e sentimento religioso das “N” sub-culturas que os caracterizam como povo; quando no estrangeiro, os chineses mantêm-se afastados da população geral mais por sua vontade do que por “imposição natural”; os restaurantes e as lojas chinesas costumam ser antros de máfias bem organizadas e muitas vezes não vendem o que anunciam… em suma, os chineses são um povo estranho, de hábitos e costumes invulgares extremamente enraizadas. Não estou aqui a tentar passar a mensagem de que serão piores do que outros, não o são!, mas numa época em que os americanos são tão criticados por serem imperialistas, arrogantes e obtusos, não nos podemos esquecer que há outros. Além disso a comida deles enche durante meia hora e depois ficamos outra vez com fome, mas então com bónus: cólicas ou diarreia! …eles andem’naí!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Dica culinária: yogurte e muesli

Yogurte de Pêssego de 500g (ou Alperce ou lá o que é!), daqueles tipo balde, com Muesli… tudo isto num Lidl próximo de si! ;)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

Hapiness is a warm gun

No seguimento do post sobre fanatismo e cartoons, com estas palavras até parece que estamos num registo nonsense montypythiano, e porque hoje é 2ª feira, dia de música nova, lembrei-me de dar a conhecer ao mundo uma frase de um amigo meu, frequente comentador deste blog (por esta nem esperavas… ou talvez sim!): “A felicidade não é estúpida, a estupidez é que é feliz”. Ok, dou-vos uns segundos para reflectir… e agora oiçam a música…
frase: Verde
música: Beatles (excerto da música)
…eheheh, tão a propósito! E com duplo significado (esta é só para quem conhece o Verde pessoalmente)

domingo, 19 de fevereiro de 2006

Mira Técnica Rules!!

Porra! Quero ver televisão porque estou no meu dia de folga, e não tenho muitos para gozar, e só dá Irmã Lúcia em todos os canais (não, não tenho cabo ou satélite). E como se não fosse mau o suficiente, o painel de convidados da RTP1 são os seguintes: Padre Borga (tá lá sempre!), D. Duarte de Bragança (“erhh, gosto muito de Sintra, e de Timor, e dos meus filhos… e de Sintra!”), e o ex-ministro das finanças Bagão Félix (coitadito!). A questão que se põe é a seguinte: onde está o Guterres e o Padre Melícias?? É que está lá a pandilha quase toda!? Às tantas ouvi o seguinte comentário de um jornalista da TVI, nos breves 2 minutos em que utilizei a luz da tv para me guiar enquanto achava os chinelos, e isto ainda durante o cortejo pela auto-estrada: “é impressionante a quantidade de gente que está a pé nos viadutos para dizer um último adeus à Irmã Lúcia quando ela passa” …erh-erhh… ELA VAI DENTRO DE UM CAIXOTE!!!, e por muito arejado que seja o caixão e muita superfície vidrada que tenha o carro funerário, a senhora não vai conseguir ver puto! Vou dar continuidade ao meu movimento que começou com a Amália: “DEIXEM A IRMÃ LÚCIA MORRER!!!” E enquanto escrevo isto, aos 31 minutos passados das 2 horas… MIRA TÉCNICA!!! AHAHAHAHAHAHAHAHA!!! Perderam a ligação com o exterior. VIVA A RTP! …ok, foram uns gloriosos 30 segundos de descanso. Normalmente eu não sou (muito) gozão, mas há limites! “O Último Adeus”?? What the f*?

Parabéns ao Blog!

Yep! Já passou um anito desde que resolvi ceder à tentação e deixar de produzir apenas sites para me dedicar também aos blogs. Entretanto já fiz um portal e vários blogs de (relativo) sucesso, mas o Blog da Courela do Tanganho é que se mantém no topo do cardápio cibernético e com a melhor avaliação… a vossa! Só fica bem agradecer a quem o visita e comenta, e tenho-o feito inúmeras vezes, mas o que é bom é para se celebrar sempre e da melhor forma: um obrigado e a vontade de continuar o projecto. A gente lê-se por ai! ;)

sábado, 18 de fevereiro de 2006

Cartoons do demo! Uhuhuh…

Em relação à questão dos cartoons nos jornais, tidos como blasfémia pela comunidade muçulmana, só me apraz dizer uma ou outra coisa. Só merece respeito quem respeita e se faz respeitar. Há muito muçulmano arrogante e obtuso por aí... é o que dá ser-se religioso, fanático e extremista! Até entendo quando se é "terrorista" pela terra, pela pátria, pela cultura, por uma ideia... mas não admito o exagero e a barbárie como meio de provar que deveriamos ser todos iguais. Já houve outros a cair pelo mesmo e até por muito menos. O humor pode e deve ser usado para criticar e expor a ironia e o ridículo, para nos fazer reflectir sobre as coisas mundanas e aparentemente "normais".
Há uma frase que eu acho fantástica e que se aplica a muitas situações que nós, apercebendo-nos apenas da realidade já mastigada e meio deglutida pelos directores de informação de televisões, rádios e jornais, não ligamos e não damos a devida importância: "one man's terrorist is a nother man's freedom fighter". Não nos podemos esquecer nunca que a verdade que encaramos, de forma racional ou passional, como real e absoluta é sempre e só um dos vários e possíveis pontos de vista. Seja como for, matar em nome de algo ou alguém é sempre errado, quer seja à bomba, a tiro ou por meio de uma cadeira eléctrica ou injecção letal. Não sou religioso, apenas me considero como sendo espiritual, mas há coisas boas a retirar da Bíblia, do Alcorão ou da Tora, e "não matarás" parece-me bem. Viva a liberdade de expressão!! Viva o Blog da Courela do Tanganho! Viva as postas de pescada e os arrotos!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006

Dica culinária: pão do Rosalino

Hoje trago uma dica para quem gosta de torradas: torrar o pão fatiado e pincelar com manteiga derretida. Funciona infinitamente melhor se for com pão alentejano (pão de plástico sucks!). Já agora, e porque fica sempre bem dar a conhecer o que há de especial, e para quem vive em Évora, comprem pão do Rosalino (tasca/mercearia na antiga estrada de Beja perto do Café D’El Rei e duma Residencial que práli há). Vale a pena visitar o tasco por duas razões: pelo pão, porque é um monumento histórico, pela natureza especial e única do estabelecimento, e pela fauna que por lá se encontra.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Nota mental

Não tenho como objectivo ser rico... é (quase) tudo gente convencida, complexada e preconceituosa. Eu cá não papo grupos desses! O dinheiro não compra aquilo que não se adquire com esforço, coragem e dedicação.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Frase do dia

“Não se consegue lançar uma OPA sobre a inteligência de um Homem!”

terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

Gente rija!

Gostava de ser um daqueles tipos madrugadores que começam logo o dia com um banho revigorante de água fria, só comem coisas saudáveis e atingem os 90 anos… mas não consigo! Eu gosto de gorduras, sal e pimenta, beber sumos do Lidl e de tomar banhos de água a escaldar, quase a descascar a pele. Posso não viver até aos 90, mas serão uns 50 ou 60 anos muito bem gozados! “Até que idade pensas em divertir-te!?”

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Plim… e não tinha de me esforçar muito!

Se eu fosse ilusionista não faria aparecer pombas das mangas do meu casaco ou um coelho duma cartola, não faria desaparecer edifícios completos ou aviões em pleno voo, tudo isso me parece ridículo e falível. Se eu tivesse o dom da magia faria desaparecer o pó da casa, desentupia fossas sem ter de mexer na morraça, cortava a relva toda e podava as árvores do quintal, faria aparecer pequenos almoços na cama e cortava as unhas só com o poder da mente. Como é que os ilusionistas não pensam nisso!? São todos filhos de gente rica?? São é uma beca totós!

sábado, 11 de fevereiro de 2006

Batido de atum para toda a gente!

Juntando um pouco de cinema sci-fi, literatura e arte, aqui fica uma lista das naves mais conhecidas de sempre:
Nebuchadnezzar, Logos, Osiris – Matrix
Enterprise – Star Trek
Millenium Falcon, Tie Fighter, X-Wing – Star Wars
Nostromo – Alien
Discovery – 2001, A Space Odyssey
Leonov – 2010, The Year We Made Contact

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

Maravilhas da Natureza… ou não!

Custa-me a acreditar que aqueles rolos de papel de alumínio ou de película aderente tenham 50 metros de material… nah, deve ser engano! Um dia destes prendo uma ponta na porta da rua e desenrolo tudo até ao portão para comprovar. Só assim dormirei descansado.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Ramela D o m i n a t r i x

Ora aí está um post que se adequa às manhãs, e porquê? Porque é de manhã, mesmo depois de se ter lavado a cara ou tomado um banho de chuveiro, que as ramelas atacam. Quando nos damos conta que temos uma ramela fazemos de tudo para que ela saia. Esfregamos, friccionamos, coçamos, usamos saliva, tudo o que nos venha à cabeça… é a puta da loucura! Mas isso não é assim tão estranho, o que é curioso é o facto disso nos magoar à brava e não deixarmos de tentar tirá-la… ele é gemidos e grunhidos num comportamento verdadeiramente animalesco digno do maior empenho que podemos empreender, e tudo sem nunca cessar esforços. Desistir, mesmo com dor, é palavra que uma pessoa com ramelas não tem no seu dicionário… à força ou com jeitinho elas hão-de sair! Hão-de, hão-de!!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

Revolução, tempos antigos e fascizóides

O que era giro era voltarmos outra vez aos tempos antigos.

Esta gentalha fascizóide está mesmo com vontade de amochar e levar nos costados outra vez.

O que eu acho mais estranho é que quem é responsável pelo estado de sítio em que nos encontramos não é uma geração alheia ao fenómeno da privação de liberdade, do partido único, da censura, etc., não é a minha geração que está no poder (quem nasceu no final da década de 70), são ainda os que cresceram e se desenvolveram durante o tempo do estado novo (nem destaco com letra grande, porra!).

O povo português tem memória curta, mas pelos “pecados” de alguns não deviam sofrer todos!!

Uma atitude positiva é o que nos pode salvar, e se voltarmos ao totalitarismo, e não será com uma monarquia da tanga, de certeza, uma coisa boa teremos mais tarde… outro feriado nacional!

Fixe era se os totós dos militares tomassem conta disto já em meados de Fevereiro, e depois os Espanhóis nos libertassem lá para dia 26 de Abril. Um duplo feriado!? Sempre é mais fácil de se verificar do que aparecer outro Messias… coitado! E se a coisa corresse mal com os Espanhóis, sempre podíamos esperar por 2 de Maio e fazíamos a revolução.

Tulha daqui para fora! Viva la revolucion Mexicana!!

sábado, 4 de fevereiro de 2006

Who is Tyler Durden?

O filme polémico e genial “Fight Club” serviu para abrir os olhos a muita gente. A mim fez-me pensar em muita coisa, e tendo em conta que sobrevivi ao ano de 1998, depois de ter visto em pouco mais de 3 meses os filmes “Fight Club”, “What is The Matrix”, “American Beauty” e “Clockwork Orange”, one wonders… esta lista de filmes, vistos de uma assentada, é de fazer arrepiar os pelos do rabo a qualquer um, mesmo a quem não os tem! Depois de tudo bem digerido, uma pessoa muda. A música que hoje começa a passar na MusicBox deste blog é um dos temas do filme Fight Club com o famoso discurso do Tyler Durden. Enjoy!

Como começam os boatos…

E por falar em António Sala… o tipo não estava também implicado no processo da Casa Pia?? Aquele tom de voz e o seu famigerado vasculho nunca me enganaram!
lol

Do Sala não reza a história!

Já que dediquei um post a personalidades do mundo da música, porque não falar sobre… os Enapá 2000!? Quem não se lembra da música sobre o António Sala? eheheh “Na lida da casa não há alegria, o Sala não sai da telefonia (…) do Sala não reza a história, cantemos alto a nossa vitória”. Entre outras coisas, o Manuel João Vieira é um visionário… eu de facto lembro-me da música, mas nunca penso na personagem, decididamente o Sala não fica para a história!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006

Um pouco de história e trivialidades

A pedido de muitas famílias, e resultante de uma conversa entre amigos, a maioria dos quais assíduos frequentadores deste blog, passo a revelar as idades de alguns dos nossos “ídolos”:
Jim Morrison, 8/12/1943, faria 63 anos
John Lennon, 9/10/1940, faria 66 anos
Paul McCartney, 18/6/1942, faz 64 anos
Janis Joplin, 19/1/1943, faria 63 anos
Jimi Hendrix, 27/11/1942, faria 64 anos
Roger Waters, 6/9/1943, faz 63 anos
David Gilmour, 6/3/1946, faz 60 anos
Mick Jagger, 7/6/1943, faz 63 anos
Keith Richards, 18/12/1943, faz 63 anos (e se não fossem as transfusões de sangue, já tinha lerpado 27 vezes)
James Brown, 3/5/1933, faz 73 anos
Tina Turner, 26/11/1938, faz 68 anos
Caetano Veloso, 7/8/1942, faz 64 anos
Chico Buarque de Hollanda, 19/6/1944, faz 62 anos
Ellis Regina, 17/3/1945, faria 61 anos
Tom Jobim, 25/1/1927, faria 79 anos

Bolacha-Bife

Ora aí está um conceito a passar ao próximo como se de um achado se tratasse. As “bolachas bife” são aquelas bolachas tipo integrais, de fácil digestão, que enchem como se fosse um bife ou uma banana. Não são as bolachas de dieta que o mulherio costuma comer, são as Digestive… as famosas Bolacha-Bife! É um bocado como o O.B., dão para o pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar, ceia ou um snack sem hora definida, quer seja na praia, no campo, na montanha, etc. Um carregamento de bolachas-bife num país africano salvava muita gente… ou cá, porque também se passa fome por terras lusas, infelizmente!