quinta-feira, 17 de agosto de 2006

SSL do demo!

Anda um mail a circular pelas nossas caixas de correio, sobre a alegada capacidade cancerígena do SSL (Sodium Sulfate Laureth ou Sodium Sulfate Lauril), ingrediente que entra na composição da maioria dos champôs e géis de banho (géis, nunca tinha escrito esta palavra no plural, eheh) à venda no mercado. Supostamente é um produto desengordurante, muito barato, que se utiliza para lavar o chão das fábricas e, pelos vistos, também nos produtos de higiene humana. Não fui à secção dos produtos para animais, mas tive uma briga de 10 minutos a ler os rótulos de todos os champôs e géis de banho (lol) que havia no hipermercado. Cheguei à brilhante conclusão de que apenas uma das marcas que havia naquela superfície comercial, não tinha o SSL nos seus ingredientes. Não querendo fazer publicidade, até porque não tenho acções do grupo da marca em causa, nem um tio a trabalhar lá, devo dizer que apenas a Palmolive se safou da lista negra dos produtos de higiene com o suposto cancerígeno. Voltando à questão do mail informativo, que já entrou para a lista de mitos urbanos (vi num site), acabei por me aperceber que, de facto, o SSL, nas suas duas variantes já referidas anteriormente, é um composto que age de forma degenerativa e mutagénica (epá, deixem as críticas para depois, eu tive de traduzir isto à letra) em conjunto com o estrogéneo, produzindo nitratos tóxicos, podendo inclusive provocar cancro e complicações cardíacos. Embora os homens também a tenham no seu sistema, o estrogéneo é uma hormona feminina e as probabilidades do SSL actuar como cancerígeno é superior nas mulheres. Em suma, e passando a citar uma frase de um dos sites que consultei, “o SSL exibe um potencial massivo para causar e piorar estados cancerígenos” (citei e traduzi poi’satão).
Aqui ficam alguns dos sites mais credíveis que eu consultei, com factos científicos, não é só paleio claro, para me fundamentar na minha decisão de abolir esta morraça da minha casa de banho e dos meus hábitos diários de higiene… para a semana vou ver que pastas dos dentes têm ou não SSL. É que esta porcaria aparece em todo o lado!

2 comentários:

Anonymous disse...

Lá teremos que voltar à era do sabão azul e branco!Ou também tem SSL?

Diiiiana disse...

à 1ª não é de vez! ... o plural de gel, é geles! :)