sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Pandemia, recolhimento e séries

Ainda sem sabermos bem se - mais quando, mas enfim - iremos estar de novo confinados, o recolhimento caseiro já é certo, pelo menos para os próximos dias, E ficarmos presos em casa pode não ser nada chato, se nos prepararmos para tal.

É importante dormir e comer bem, fazer exercício, porque não meditar, jogar jogos de cartas ou tabuleiro - quando há companhia para tal - é bem bom e ler, ver coisas positivas na tv é igualmente pertinente, para não gastarmos a nossa energia toda nos noticiários e na consequente ansiedade que isso gera.

Estas são duas séries que vêm mesmo a propósito deste estado de calamidade a que chegou o ano de 2020, que ainda teima em durar mais 2 meses.

After Life - ao nível do melhor que o Ricky Gervais já nos habituou; aparentemente down mas surpreendentemente uplifting; série interessante, cheia de pormenores que nos põem a reflectir e pensar no que realmente importa na vida.

Ted Lasso - surpreendentemente positiva e carismática, esta nova série que estreou em Agosto deste ano, bem no meio do olho do Furacão Covid! Mesmo para quem não gosta de futebol, é a série que combina na perfeição o melhor humor americano ao mais brilhante humor britânico e de forma super simples e ao mesmo arrebatadora.

sábado, 24 de outubro de 2020

Mundo, divisões e fait divers

Numa altura em que o mundo se encontra tão dividido e as opiniões tão polarizadas, é realmente importante perceber o que separa, de facto, as pessoas.

O mundo divide-se entre...

- as pessoas que dizem "o" esparguete e "a" esparguete;

- os que apertam o tubo da pasta de dentes pelo fim e os que o fazem pelo meio;

- quem instala o rolo de papel-higiénico como "barba" e quem teima em fazê-lo como "mullet";

- os que colam a cortina à banheira e aqueles que não se incomodam que ela se cole a si durante o banho;

- aqueles que fazem bolinhas dos papéis para deitar fora e os que rasgam tudo em quadradinhos;

- os que adoram redes sociais e os que #detestaminternet;

Isto é o sumo da coisa e o busílis da questão... tudo o resto são fait divers!

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Pandemia, público e restrições

 Bem sei que é necessário haver restrições por causa da pandemia, mas ver jogos de futebol e talk shows, só para nomear dois exemplos, sem público é para lá de estranho!

E por falar em estranho, como raio é que a SIC e o Ricardo Araújo Pereira conseguem ter uma plateia repleta de gente em todos os lugares!?!?

 São todos da mesma família? Fazem todos o teste antes de entrar? ...estranho, indeed!

domingo, 18 de outubro de 2020

Máscaras, toque e smartphones

Tenho participado em conversas e discussões sobre as consequências da pandemia e do confinamento, visto que parece que muitas pessoas, nomeadamente as crianças, andam mais fechadas, voltadas para dentro e a perder a capacidade de socialização e empatia, até mais irritadiças e porque não dizê-lo, parvas!

Há quem diga se perde por causa das máscaras a nível de expressões faciais e linguagem corporal, mas também pela ausência do toque, do abraço...

Eu cá continuo com a sensação de que, apesar de concordar com tudo isto, sendo contextual, o maior problema continua ao nível dos smartphones e redes sociais e o Louis CK tocou na mouche nesta conversa com o Conan O'Brien.


A tecnologia é, de facto, valiosa nesta fase mas não para nos desligarmos e nos fecharmos em nós. Antes pelo contrário.

Acho, sinceramente, que se perderá uma oportunidade única de dar valor ao que realmente importa nas nossas vidas, de nos entendermos melhor uns aos outros e de percebermos o que estamos a fazer ao planeta se não mudarmos a nossa forma de estar e de ver o mundo com o que a Natureza nos está a "ensinar" nesta fase de pandemia.

Se deixamos passar esta fase sem aprender, crescer e amadurecer como pessoas, comunidade e sociedade. Se cedemos ao histerismo e ao medo... é uma pena!

sábado, 17 de outubro de 2020

Ditadura, polícia e mesquinhez

Deram cabo do juízo ao actor Hank Azaria, responsável há décadas pela voz e sotaque da personagem Apu dos Simpsons, até o homem se fartar da polémica e desistir do papel;

Lixaram a vida ao Matt Damon por ter comentado que acha bem que mulheres assediadas sexualmente se insurjam e procurem justiça mas que acha ter-se chegado a um ponto difícil de comportar em Hollywood, em que pegam por tudo e por nada (tendo ele próprio sido um exemplo flagrante disso mesmo);

O filme Dune poderá ser cancelado por causa da polémica à volta da questão da religião e alegada apropriação por parte dos responsáveis pela nova adaptação cinematográfica... 

Andam a pedir um James Bond preto ou então uma mulher;

Sou todo a favor da justiça, igualdade de direitos e esbatimento de diferenças entre etnias mas epá, estou cada vez mais farto da Polícia do Politicamente Correcto!

É a mesma lógica das praxes e mais um exemplo da Ditadura dos Sargentos numa postura do "agora é a minha vez, então vou fazer pior!"

Equilíbrio, Equidade e Justiça sim, vingança não! Senão em vez de progredirmos como sociedade e crescermos como comunidade, só regredimos. É estúpido e uma perda de tempo.

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Praxe, Trump e pandemia

Normalmente as praxes já são ridículas e promotoras de mediocridade, redundando naquilo que chamo de “Ditadura dos Sargentos”, mas em tempo de pandemia, então, é só estúpido e digno de gente com o QI do Donald Trump!