domingo, 16 de abril de 2006

As músicas que nos tornam melómanos

Em jeito de best of, deixo-vos com uma lista de algumas das músicas mais importantes das últimas duas ou três gerações, que fizeram de mim um melómano e, de certa forma, a pessoa que sou hoje… aparentemente sem ordem… as músicas, entenda-se:
The End, Doors
Riders on The Storm, Doors
Comfortably Numb, Pink Floyd
Shine on You Crazy Diamond, Pink Floyd
Wish You Were Here, Pink Floyd
Bohemian Rhapsody, Queen
Somebody to Love, Queen
It’s Late, Queen
Come Together, Beatles
Lucy in The Sky With Diamonds, Beatles
Hey Jude, Beatles
Satisfaction, Rolling Stones
Paint it Black, Rolling Stones
Child in Time, Deep Purple
Smoke on The Water, Deep Purple
Stairway to Heaven, Led Zeppelin
All Along The Watchtower, Bob Dylan
Little Wing, Jimi Hendrix
Me And Bobby McGee, Janis Joplin
Hotel California, Eagles
The First Cut is The Deepest, Cat Stevens
You Got a Friend, James Taylor
Purple Rain, Prince
Old Love, Eric Clapton
Mrs. Robinson, Simon & Garfunkel
Hit The Road Jack, Ray Charles
Sex Machine, James Brown

…esqueci-me de alguma coisa? É bem possível!
E para vocês, quais são as músicas mais importantes? Não falo só das que vos tocaram individualmente, mas sim daquelas que marcaram a nossa geração, a anterior (dos nossos pais), e a semi-geração dos nossos irmão mais novos (para quem os tem).
Não incluí músicas portuguesas, brasileiras ou francesas nesta listagem porque me refiro a músicas universais. Por outro lado também me faltaram alguns intérpretes/compositores importantes como o Frank Sinatra, Elvis Presley, Van Morrison, B.B. King, etc., mas achei que seriam, de certa forma, secundários.
Comments please…

4 comentários:

Anonymous disse...

Epa até tens bom gosto, ehehe, é só grandes musicas de grandes musicos, mais uma vez penso que a boa musica já foi feita e os grandes grupos como existiam já não existem! Muitas das musicas que ai tens sao também das minhas favoritas, mas vou fazer uma pequena lista para depois te enviar!!!

POD

Gatadasbotas disse...

Ok, eu sou suspeita para falar e muito pouco imparcial...
Assim de repente, o que me vem à cabeça (há muitas mais):
- Heroes, David Bowie
- Ziggy Stardust, David Bowie
- Wild is the wind, David Bowie
- Ring of fire, Johny cash
- Sheena is a punk rocker, Ramones
- Guns of Brixton, The Clash

das que tu referiste, talvez o Purple rain e o Hit the road, jack...

Gandim disse...

Oops, não pus The Who, Grateful Dead, etc. Foi mesmo esquecimento...

Plebeu disse...

Nomes das músicas não me apetece ir procurar, mas eis alguns autores e albuns:

- GABRIEL O PENSADOR
- GABRIEL O PENSADOR
- Quim Barreiros - "Quero Cheirar teu Bacalhau".
- Apitó Comboio
- Uma cassete da Electricidade
- Um album da Rapública
- Bandemónio
- Alessandro Sans
- Luís Represas
- Bryan Adams (ui... fartei-me de ouvir disto)
- Tchaikosvki
- Roxette (também me fartei de ouvir)
- General D (o rap português)
- Queen (só o best of, o preto)
- Smashing Pumpkins (ainda me lembro de o ouvir no CAT a altas horas da madrugada), e nos Meninos da Graça.
- Da Weasel (sim, no passado, jamais agora)
- Michael Jackson
- Enigma
- Elis Regina
- Danny Silva (esta miúda dá-me cabo da cabeça, não se que faça para levá-la comigo, já fui à bruxa e não sou ainda mais essa, vou dar em doido meu amigo é q'eu te digo... já fiz de tudo ku homem pode fazer... chocolates rebuçados lhe mandei, lindas cartas de amor lhe pedi pra ler, fazer mais do que eu já fiz eu não sei... lararlararara.... :D

Depois conheci a kanalha, e a coisa alterou-se um pouco. Mas ainda gosto de Danny Silva! :D