domingo, 23 de fevereiro de 2025

Palavras irritantes, termos estranhos e nomes que não lembram ao diabo

Toda a gente tem palavras que lhes soam mal, que são profundamente irritantes ou assim mesmo... sórdidas!

Palavras como urinar, reclame, adstringente e nomes como Segismundo, Clélia ou Pancrácia estão no meu top de palavras a evitar. Quando as oiço sinto o equivalente a ver um animal morto na estrada. É assim um misto de tristeza a atirar para o nojo!

Depois há palavras que, em si, não me fazem espécie alguma mas que, dependendo da forma como são proferidas se podem tornar terrivelmente venenosas, como ouvir alguém dizer "treuze" ou "dezôito".

No filme Dumb And Dumber o Jim Carey diz "querem ouvir o som mais irritante no mundo"!? É isso, quase tão irritante como as pessoas que fazem rotundas por fora sem se dignarem a fazer piscas!

Mas recentemente apercebi-me que eu digo uma palavra que provoca perplexidade e até alguma irritação alheia: alérgias! Claro que sei que correctamente se diz alergias, porque se disser alergenos não digo alérgenos... mas quando preciso de dizer "alergias" acaba por me escapar um "alérgias!"

Epá, digamos que quando percebi isso - porque mo disseram, sozinho não chegava lá - levei um banho de humildade e a minha capacidade de empatizar com os outros cresceu exponencialmente... até que ouvi alguém dizer a palavra cônjuge e passei-me! Mandei todo o progresso e crescimento individual pela janela!

"Cônjuge" é horrível!!! ...tira-me do sério!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Este blog faz hoje 20 anos

Não sei se é uma espécie de milestone ou algo para recordar, mas este blog faz hoje 20 anos!

E pronto, é isso. São 20 anos a desabafar, 20 anos a acumular irritações, 20 anos a escrever disparates.

Não sei se alguém lê estas "postas de pescada" mas a mim dá-me muito gozo escrevê-las.

Se serve para alguma coisa!? Não, mas é obra!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

T-shirts, nódoas e surpresa

Há coisas que, não só me escapam por completo, como me deixam perplexo e até profundamente irritado.

Tenho uma t-shirt. Essa t-shirt é das que mais gosto, uso-a com parcimónia e cuidado porque a desgraçada facilmente apanha nódoas numa passagem fortuita pela cozinha, numa breve estadia num qualquer restaurante, a lanchar no carro - mesmo que tudo seco, sem molhos e líquidos - a andar de bicicleta, a montar qualquer coisa na mota mesmo que fora da garagem... por vezes, até a brincar com a minha filha ou a abraçar alguém!

E as nódoas são chatas e difíceis de tirar!!

A t-shirt tem de passar por um processo quasi-incrível de remoção de nódoas que envolve sabonete líquido das mãos, detergente da loiça para lavar à mão, sabão azul e branco, sabão macaco, vinagre de limpeza, bicarbotano de sódio, vinho branco ou seven-up... os produtos têm de ser imediatamente aplicados, têm de estar uma carrada de horas a fazer efeito e depois ficar de molho, no final leva uma esfregada valente, com vigor e à mão!!

.. enfim, e depois disto tudo, não raramente, as maganas não saem!!

E vá de repetir o processo e combinar as acções descritas noutra ordem ou, por fim, aplicar o famoso Super-Gel! E não, as putas das nódoas não saem!!

Mas, quando a dita t-shirt é transformada em trapos...

É usada para limpar de tudo um pouco, passa pelos sítios mais recônditos da habitação, de ranhuras com pó a buracos com cotão, mofo, bolor e o camandro. a bancada da cozinha com um sem número de restos de gorduras, óleos e sei lá que mais, aqueles cantos dos degraus da escada, o corrimão das escadas, à volta dos vasos das plantas, os cantos das paredes e as ombreiras das portas onde o gato se roça, , tudo o que há de mais sórdido num wc é limpo com os vários bocados da t-shirt...

Por fim, meto os trapos na máquina de lavar a roupa, misturados com as capas da mopa do chão, impregnadas com produtos químicos específicos para o chão de madeira xpto e o diabo a sete...

Vou estender o que sai daquele tambor, tudo enrodilhado depois de uma sova de 1400 rotações e vejo que o que resta daquela saudosa t-shirt , desfeita em 8 ou 9 pedaços já gastos e rasgados do uso... e vêm cada um deles sem uma única nódoa!?!?!?

Passo-me! A sério que me passo!!

...o que vale é que comprei três t-shirts amarelas iguais na Modalfa em promoção.