domingo, 28 de setembro de 2025

Alimentos, política e premissas

É impossível mexer em mel, azeite ou manteiga de amendoim sem nos sujarmos.

A mesma premissa se aplica à política.

A questão é que uns se sentem sujos enquanto outros pouco se importam com isso e lambem os dedos de contente!

sábado, 13 de setembro de 2025

Banho, puff e irritação matinal

Estou tentado a dar início a uma petição online, pedindo às empresas que fabricam puffs de banho que deixem de fazer puffs com cordões da mesma cor.

Pode ser esteticamente mais apelativo e ficar mais giro quando está pendurado ou mais giro dentro das caixas, mas de manhã um tipo banha-se como quer e quando termina a esfrega, aquilo parece um porco-espinho a proteger-se, fechadinho na palma da mão e não se consegue encontrar o cordão no meio de tanta puffice!

Retiro meticulosamente toda a espuma, dou dez voltas ao dito cujo, abano-o vigorosamente, inspeciono cada “folha”, chego a atirá-lo ao ar e não encontro o sacana do cordão…

Depois de um sem número de manobras aparatosas - em que me lembro que já é tempo de comprar um tapete para a banheira, não vá o diabo tecê-las - lá aparece o magano. Em seguida penduro o puff e dou seguimento à lavagem.

Roça o ridículo, perde-se tempo, gasta-se água e é uma bela forma de começar o dia ansioso e levemente irado.

Meus senhores, mudem lá a cor dos cordões dos puffs, por favor.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Mundo, caos e coisas irritantes

O mundo está instável, caótico. Todos os dias temos notícias de coisas terríveis que estão a acontecer um pouco por todo o mundo e que nos deixam desassossegados e ansiosos com presente e futuro...

Guerras, conflitos e bombardeamentos com mísseis e drones, crises entre blocos geopolíticos, guerras comerciais e tarifas, instabilidade dos mercados, a possível bolha no imobiliário e a crise na habitação, a inflação e os custos de vida, a classe média a desaparecer em alguns países e as classes média e mais baixas perderem poder de compra, o extremismo e o populismo a ganharem terreno, a perda de direitos das mulheres e das minorias, a agricultura super intensiva, alimentos processados cheios de açúcar ou edulcorantes, os incêndios, as cheias, as secas, os ciclones e tufões resultantes das alterações climáticas, sinais de água e vida em Marte, a Inteligência Artificial…

Um sem número de questões, desafios e problemas que nos entram pela casa adentro diariamente. Questões pertinentes - umas mais urgentes que outras - mas todas altamente preocupantes!

Mas desta panóplia de coisas, sem dúvida que o que mais me irrita é ter levar com o Sócrates diariamente, com a sua voz e postura altamente irritantes! Ligo a tv para ver as notícias e lá está ele, em toda a sua glória!

Longe vão os tempos em que o piorzinho que aparecia era o Cavaco a comer bolo-rei de boca aberta...