terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Qual é o tom do feedback?

Será que, oscilando entre várias notas, obedece a uma escala cromática normal ou assim mais para o étnica ou alternativa!? E haverá feedback com bemóis ou sustenidos? E se sim, não será perigoso se existir de um feedback de sétima aumentado de quarta? E como poderá isso influenciar os mercados bolsistas ou o aquecimento global

4 comentários:

MunaS disse...

(tirando o pormenor que o link no fim do post não funciona)

O feedback não tem propriamente um tom, exactamente porque não é uma nota definida, mas sim um glissando que não usa uma escala cromática, usa o "espectro" sonoro existente... assim como o teremin que faz glissandos pois não está sujeito à escala bem temperada do senhor Bach (e muitos outros instrumentos, com a voz). Daí ambos o feedback e o teremin levarem a sonoridades por vezes tão interessantes, embora sempre um pouco "doridas".
Na verdade faz todo o sentido fazer a comparação com música étnica e/ou alternativa pois alguns instrumentos antigos ou étnicos não usam, lá está, a escala temperada. Há que lembrar ainda que na música do médio oriente e indiana, por exemplo, eles também não usam esse sistema.
O feedback, normalmente não soa em acordes e por isso não pode ser de sétima nem aumentado, nem diminuido...

Eu sei que eu estou a estragar a coisa, levantando questões técnicas - talvez até para as quais nem tenho a expertise necessária... mas pronto acho que na verdade o feeback pode influenciar em muito tanto o mercado bolsista como o aquecimento global - até porque a música também é um negócio e também pode ser utilizada como uma arma tanto de destruíção como de construção massissa :) Se podemos usar o feedback para levar os nossos governantes à loucura e obrigá-los a tomarem decisões a favor da população mundial e do planeta, temos que ter cuidado pois muito feedback pode originar o degelo dos pólos!

mavi disse...

o feedback não é caracterizado por tons mas sim por gamas de ferquências (graves, médias, agudas) que são despoletadas pelo efeito.

Marius disse...

Retroalimentação... sobejamente sugestivo a níveis diversos! Claramente algo que influencia potencialmente governos, mercados, ambiente ... txiiii, pano pra mangas

Anonymous disse...

Muna,

Uma estátua para ti!

Verde