sexta-feira, 12 de julho de 2013

Costumes, hábitos e o tuga

Brandos Costumes - frase comum e clichê que define o modus operandi tuga, a maneira desapegada e pacífica de estar em Portugal; o 'doce não fazer a ponta dum corno' e não valer um chaveco.

Por 'brandos costumes' entendo também a total ausência de auto-crítica, baixos níveis educacionais, pouco civismo, evitar ser-se solidário, demasiado criticismo e desviado dos alvos, assertividade inexistente, culto da mediocridade, desfocagem face à realidade... basicamente - e não acreditando na teoria de que se viveu acima das possibilidades até esta crise estourar - este povo padece de um torpor pós-prandial de quem se encheu demasiado - de ilusões, frases feitas e expectativas bacocas - e agora se queda a aboborar à sombra do receio da mudança, e com isso, ganha medo da diferença e acumula faltas de desrespeito pela individualidade.

É o reino da carneirada e quem manda, lá em cima ou atrás das câmaras, em franca, ou melhor... dissimulada rejubilação!

Os poucos mas poderosos exemplos de acuidade cívica, activismo social, espírito positivo, assertividade e verdadeiro serviço público, talvez os últimos cartuchos nesta democracia moribunda, vão-se mostrando e multiplicando enquanto ainda é possível e não os tornam ilegal! Ah valentes!!!

Sem comentários: