sábado, 5 de julho de 2014

Música, viagens no tempo e coirão de barbearia

Durante anos (ANOS!!) procurei por músicas a capella de um tipo muito específico de coro que havia nos EUA dos anos '30. Muito ao género dos trios femininos da década de '20 (Andrew Sisters) e dos quartetos femininos da década de '40 (The Chordettes), nos anos '30 havia os quartetos das barbearias.

As minhas referências eram de filmes e de um ou outro tema com arranjos vocais desse género.

Lembro-me dos 'Tet Vocal', que tinham muitos arranjos a roçar o género; os Queen ("Bohemian Rhapsody") e os Beach Boys ("Sufer Girl"); no segundo álbum d'Os Azeitonas aparece um tema muito interessante com vozes muito bem esgalhadas; o Sérgio Godinho ("A Deusa do Amor"), a KT Tunstall ("Stoppin' The Love") ou os Everclear ("So Much For The Afterglow"); o quarteto do advogado Ted da série Scrubs; noutro dia vi um episódio de 'How I Met Your Mother' em que dois Barneys e dois Teds cantavam a capella o tema "For The Longest Time" de Billy Joel e já aqui há tempos tinha visto um bocadinho do filme 'The Music Man' de 1962, onde aparecia precisamente o que tanto procurava e sempre sem sucesso...

Hoje, durante o ensaio da minha nova banda e a tentar explicar os arranjos vocais que fiz para um tema meu - "É Melhor Seres Tu" - lembrei-me de procurar por 'choir types' no Wikipedia e dei com o que queria: BARBERSHOP QUARTET!!!

Sem comentários: