quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Sociedade, valores e psicopatia

Apanhei esta notícia na net e debrucei-me sobre a questão...

Há anos que ando a referir isto mesmo! Desde que vi e ouvi um tipo a ser entrevistado no talk show Conan, que tinha lançado um estudo com conclusões assustadoras, em que - salvo erro de memória - 4 em cada 10 CEO's das grandes empresas americanas mostravam comportamentos psicopatas. E é importante as pessoas perceberem que um psicopata não é um sociopata nem um serial killer, é apenas e só um indivíduo sem escrúpulos e sem noção da diferença entre bem e mal, capaz de fazer qualquer coisa em prol do seu egoísmo individual. São normalmente pessoas social e politicamente funcionais mas com uma grave distorção da realidade, que por serem assim, escalam mais facilmente e depressa dentro das organizações e quantas mais pessoas deste calibre chegam ao topo das hierarquias profissionais e políticas, mais esta sociedade tende a premiar comportamentos distorcidos e desajustados porque quem manda não tem uma escala de valores éticos e morais que primem pela justiça e igualdade, antes pelo contrário.

Só assim se percebe porque é que se tratam (salvam!) a banca e as seguradoras desta forma tão desigual face a outras empresas e principalmente face à população, só desta maneira se enquadra o conteúdo da programação televisiva e o que está a acontecer à indústria musical e de entretenimento televisivo a nível mundial.

Mandam-nos areia para olhos com a ideia de que vivemos numa sociedade capitalista que assenta numa meritocracia, quando a verdade é outra! Somos peças de uma máquina bem oleada, um sistema pensado à escala global para permitir o desajuste como norma. Passou a ser normal o egoísmo (selfies, blogs, comentadores profissionais...), a ser premiado o individualismo (concursos de televisão que não funcionam com equipas e que até humilham os concorrentes) e a ser encorajado o egocentrismo (espiação pública de pecados e exorcização de comportamentos em programas de reality tv, como o Big Brother e a Casa dos Segredos). Estão a dar cabo da Escola (ataque aos professores e sistema de educação), a amordaçar as Artes e a Cultura (já dizia o Goebbles...), a sobrevalorizar o poder do entretenimento (festivais de música e cinema que se focam no mediatismo dos artistas e galas de prémios que desvirtuam o que há de melhor na criação artística, tornando tudo uma competição) e principalmente a obrigar-nos ceder e retroceder face a direitos básicos que foram conquistados com sangue, suor e lágrimas ao longo de décadas e séculos.

Depois há outras questões que normalmente passam ao lado mas que devem ser trazidas para esta discussão e enquadradas com a realidade. Dizem as estatísticas que tem vindo a aumentar o número de agressões de alunos e pais a professores, agressões (algumas verdadeiramente bizarras) entre namorados, a violência doméstica, a criminalidade organizada (não trago para aqui a questão do terrorismo nem os roubos por necessidade)... porque será!?

Como sociedade, estamos cada vez mais desajustados, insensíveis e complacentes. Isto está a tornar-se insuportável!!

Posto isto, claro que vejo com bons olhos o que tem acontecido mundialmente com ataques organizados pelos Anonymous e outros grupos revolucionários. Pena que neste país se ande sempre a reboque ou se apanhe o comboio em andamento... brandos costumes, pois é!

Sem comentários: