segunda-feira, 15 de junho de 2015

Ego, eco e o feedback dos imbecis

A propósito de uma referência a Umberto Eco – "redes sociais deram voz a legião de imbecis"...

Os imbecis, onde incluo idiotas, fuinhas e chicos-espertos, são o resultado da pobreza de espírito e não (necessariamente) da falta de cultura ou de inteligência. Há por aí muita gente menos dotada nos campos do raciocínio lógico, destreza matemática, capacidade de memória, orientação geográfica/espacial/ tridimensional, intuição e até mesmo da inteligência emocional e não se armam em totós, carapaus de corrida ou bestas! Os imbecis estão condenados, ou antes, nefastamente inclinados, a dar cabo da Liberdade, pois teimam em atropelar objectiva e contundentemente as liberdades individuais dos seus "pares"... ou melhor, de quem lhes está próximo ou tem a má sorte de se atravessar nos seus caminhos, caminhos esses especial e particularmente rectilíneos, porque essa gente não se dá ao trabalho de ajustar minimamente a direcção quando mete uma coisa na cabeça, é sempre em frente e a todo o gás!!

Hoje em dia os imbecis proliferam de uma forma absurda porque se lhes dá condições para isso. Dá um jeitão a quem governa! Já não vivemos na "era do vazio" mas sim do orgulho em esvaziar tudo... vale tudo menos tirar olhos e vazer vistas, porque olhinhos interesseiros são vitais para comprar revistas, ver televisão, ir a festivais (onde a música já passou para segundo ou terceiro plano, atrás das personalidades e do ‘barulho das luzes’), apreciar a arte da Joaninha ou os concertos do Toni... e não ver para além desta neblina do faz de conta, que de facto até é!

Contudo, ainda há algo mais a dizer sobre isto, pois os imbecis não devem de todo ser confundidos com os psicopatas! Os primeiros fazem-no a eito e à toa, já os últimos (que são sempre os primeiros) ajustam as condições climáticas da estufa para que estes floresçam e proliferem.

É o culto da mediocridade, onde impera o diletantismo e o aperfeiçoamento constante e a cada milésimo de segundo do amadorismo, na apenas aparente ditadura dos sargentos onde todos se intitulam donos do seu destino, sem se aperceberem que seguem em fila indiana, de olhar toldado e fixo em tudo o que brilha, a caminho do matadouro... antes fosse do cadafalso... e tudo sobejamente registado em formato de 'selfi'sh' e videoclips caseiros.

Os imbecis ferem a Liberdade, de morte... haja paciência para tanto Ego à solta!!

Sem comentários: