quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Trump, Brexit e Rússia

Esta confusão toda à volta da questão "Trump" tem-me deixado perplexo. Tenho andado à nora, mas depois de ter lido algumas coisas e trocado impressões com algumas pessoas interessadas na questão da economia global, acho que começo a entender o porquê disto tudo...

É só uma teoria, mas lá que faz sentido, isso faz!

Têm noção que a bolsa americana (Wall Street) tem batido records positivos desde que o Circo Trump chegou à cidade? E em que noticiários ou jornais é que isso aparece? Porque é que não é analisado a par das questões climáticas, dos refugiados e do Obamacare!?

E os nomeados pela administração Trump para as várias pastas, que não têm experiência nem conhecimento nas áreas para as quais foram escolhidos serem todos milionários, com ligações a Wall Street e alguns até à Rússia e a Putin pessoalmente? (quando a bandeira de campanha era "limpar Washington" da corrupção e do lodo que Wall Street trazia para a Main Street)

E a força da FOX News nos últimos anos e esta postura do "fake news" face aos media dos outros grupos?

E porque é que muito disto tem ligações ao caso OJ Simpson e ao nascimento da FOX News, da reality tv e deste circo mediático que são os EUA?

E como é que a Rússia e a Inglaterra pós-Brexit se encaixam nisto?

E o porquê da zanga dos chineses face à nova postura americana?

E lembrar o que aconteceu na Grécia quando tentaram sair da UE à má-fila, quando geograficamente são fundamentais na lógica do petróleo e do gás por causa dos problemas com o Irão no estreito de Ormuz?

Cá para mim, pode muito bem ser uma manipulação dos Rotschilds, Rockefellers e afins, que são "a mão que embala o berço" da economia americana há muitos anos!! Faz todo o sentido metermos a Rússia ao barulho (por causa dos oleodutos e gasodutos na zona da Siria e Ucrânia), o UK pós-Brexit que mantém a economia a funcionar mesmo fora da UE, e tudo isto, especialmente numa altura em que se começa a falar de taxas de juro na Zona Euro, ao mesmo tempo que nos apercebemos do boom económico americano devido a uma postura nacionalista e proteccionista do Nacional-Trumpismo, com uma clara aposta nas energias clássicas (petróleo, gás e carvão), nos investimentos em obras públicas, em detrimento da indústria do armamento, e do rasgar de inúmeros acordos para trazer aos EUA os postos de trabalho que saíram...

...ahhh, assim já começo a entender a mudança de paradigma e as forças que estiveram por trás da campanha e eleições americanas e que continuam a mexer os cordelinhos nesta nova fase, pois!

Sinceramente, não me parece que Trump e a sua corja sejam uns meninos de coro que se estejam oportunamente a aproveitar de uma situação inédita. Acho mesmo que isto é um esquema muito bem montado.

Numa altura em que há visíveis mudanças de paradigmas a nível da economia, seja pela informação a que temos acesso e pela mudança de atitude de muitos face à saúde, alimentação, energias renováveis, etc., seja pela questão de oportunismo e/ou chico-espertismo se tivermos em conta fenómenos como o AirBnB, Uber e outros que fortalecem a economia paralela... uma coisa é certa, os senhores do dinheiro, os tais 1%, vão fazer de tudo para manter o poder e o controlo. Por isso acho mesmo que isto é propositado e controlado ao milímetro.

Sem comentários: