quinta-feira, 30 de junho de 2022

Realidade virtual, metaverso e invisibilidade

 Desde miúdo que gosto de super-heróis e desde essa altura que de vez em quando, secretamente, penso: "se tivesse um super-poder, qual seria!?"

Já pensei em vários, mas o que mais vezes me veio à cabeça foi o da invisibilidade.

Passados estes anos todos e ao ler notícias e ver reportagens e alguns documentários, apercebendo-me que a realidade virtual e o metaverso são, não só uma realidade, como muito provável e rapidamente se tornarão moda, dou comigo a pensar em super-poderes mais uma vez:

- "quando esta gente toda estiver ligada ao metaverso com óculos de realidade virtual e phones, completamente alheados da realidade, vou finalmente conseguir ser invisível no meio de toda a gente..."

Ok, não vai dar para roubar um banco ou comer chocolates e bolos numa pastelaria até cair para o lado - assim de repente é o que me vem à cabeça como "coisas a fazer se fosse invisível" - mas vou andar muito à vontade no meio da rua, porque vai estar toda a gente em casa ligado e online.

Seria anedótico, se não fosse o futuro em breve... ts ts ts

domingo, 20 de março de 2022

Guerra, humanidade e oportunismo

Pensando em tudo o que está a acontecer...

O exército russo é uma corja de selvagens.

Putin e a sua entourage são de uma frieza e calculismo incríveis!

Os americanos são péssimos porque não só lucram com a guerra (indústria de armamento) como fizeram bastante para chegarmos a este ponto, com o constante "poke the bear" a Putin e ao seu regime, no que à NATO, bases e exercícios militares diz respeito, mas também à forma como se intrometeram no derrube do anterior regime ucraniano que levou às eleições de Zelensky.

Os chineses, indianos e demais alinhados são complacentes com tudo isto, não se impondo e até apoiando Putin.

...mas os oportunistas que estão cinicamente a aproveitar-se dos refugiados para o tráfico humano, à espreita junto às fronteiras da Ucrânia com outros países, são só do pior que há no fundo do barril da merda que a humanidade produz!

segunda-feira, 7 de março de 2022

Guerra, humanidade e valentia

Na linha de "um esquadrão de cavalaria à desfilada na sua cabeça não esbarra numa ideia”, proferida por Francisco Rodrigues dos Santos a André Ventura num debate das últimas eleições legislativas...

Uma velha ucraniana confrontou um soldado russo, “armada” apenas com um punhado de sementes de girassol, a flor nacional da Ucrânia, e insultou-o, de alto abaixo, com todo o tipo de impropérios. Desde bandido a criminoso, terminando com a épica e memorável frase:

- “aceita estas sementes, põe-nas no teu bolso para que girassóis cresçam quando morreres”

Épico!!

domingo, 6 de março de 2022

Guerra, humanidade e podridão

Neste momento não importa o contexto histórico e qualquer justificação, pois não tem cabimento e qualquer valor.

Pouco importa o que ia na cabeça de Putin e da sua entourage, se os EUA isto, se a NATO aquilo, se a Europa e o ocidente assim ou assado…

A guerra é sempre horrível, mas uma guerra assim é completamente desumana, sem ética, sem moral, sem princípios básicos.

Aquilo a que se assiste em directo é desolador! O exército de um país liderado por um ditador sociopata, talvez acossado, vai engolir outro, um país irmão, com 40 milhões de pessoas, assim, quase de um dia para o outro. E é incrível ver isto a acontecer, quase em câmara-lenta, dia após dia, sem conseguir fazer mais do que ser solidário e preparar ajuda aos que deixam as suas casas, as suas cidades, o seu país...

Mas também é desumano a forma como os russos são tratados, mais de 7000 presos por se manifestarem contra esta invasão e guerra sem sentido. Cadáveres de soldados russos em solo ucraniano que ficam para serem comidos por cães e corvos, as mães e pais desses soldados que não podem manifestar a sua tristeza  sob pena de irem presos, a terem de fazer o seu luto em silêncio e na escuridão. Gente farta do tratamento de que são alvo há muito tempo, aumentado (ou diminuído) agora por uma lei marcial, pelo apagão total da verdade... um povo manietado há décadas!

O meu pensamento está com os ucranianos mas também com os russos, dois povos irmãos que não querem nada disto e sofrem às mãos de um déspota frio, calculista e desprovido de escrúpulos, que provavelmente se passou com as consequências da pandemia, porque está doente ou apenas porque está a envelhecer e decidiu deixar o seu legado, acrescentando mais um banho de sangue aos vários que já tinha realizado na Crimeia, na Chechênia e não só.

E temo que não se fique por aqui, que a seguir siga para Geórgia, para a Rep. Moldova e sei lá que mais… Suécia, Finlândia!?

Que tristeza, que desolação, que porcaria de seres humanos que temos em situações de poder, e que poder!

Dias tristes…

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Guerra, humanidade e esperança

A justifição miserável, anacrónica e retrógrada, o total desrespeito pela lei internacional, o desprezo com que se menciona e aborda um povo irmão de língua e de sangue, a desproporcionalidade no ataque, vestir fardas do inimigo, deitar de aviões e helicópteros peluches e objectos de luxo com bombas, disparar contra civis desarmados indiscriminadamente, contra creches, ambulâncias, hospitais e jornalistas identificados...

Se não veem aqui diferenças ao nível da humanidade, mesmo em plena guerra, já não sei nada de nada... isto não é um conflito ou uma guerra, é uma chacina bátbara e os governantes e tropas russas desceram ao nível dos nazis!

Estou triste e estupefacto com o que está a acontecer, em pleno século XIX e só a bravura e coragem do povo ucraniano e as acções de protesto generalizadas um ppuco por todo o mundo, incluindo Rússia e russos no estrangeiro é que me devolvem alguma esperança na humanidade.

A pandemia e as alterações climáticas paracem não ter sido suficientes, é preciso haver merda a sério para as pessoas deixarem de ser estúpidas e mesquinhas e se juntarem em torno do óbvio e essencial: ser-se humano!

É bonito ver tanta gente solidária e é absolutamente fantástico, avassalador mesmo, assistir a ucranianos em todo o planeta a prepararem-se para ir para a guerra: desportistas, actores, políticos, influencers, hackers, gente anónima...

Grande povo e enorme demonstração de força e coragem! Valentes!!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Filmes, fantasia e realidade

Nos últimos dois anos vivemos num filme de ficção-científica...

Hoje acordámos para um filme de guerra...

A seguir vem o quê!? Filme de terror com aliens!?!?


#tátudofodido

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Sporting, derrotas e crescimento

Pensando no que se passou ontem no Estádio de Alvalade e na 6ª feira no Estádio do Dragão, diria que estamos na melhor fase do Sporting desde que sigo futebol em Portugal (1998)...

Nem nos campeonatos de 2000 e 2002 vi direcção, clube, sócios, adeptos, simpatizantes, jogadores e treinador em tamanha sintonia!

É bonito, é diferente e é bom para o futebol e para o desporto em geral.

...pena que o futebol neste país seja tão mafioso e lamacento! Mas mais uma razão para o Sporting brilhar e fazer a diferença.

Se custou ontem perder em casa por cinco golos com uma das melhores equipas do mundo!? Um bocadinho, mas mais pelos golos permitidos com jogadas infantis, nitidamente resultado de algum nervosismo, mas, como diz o Ruben Amorim, "são dores de crescimento"!