terça-feira, 26 de novembro de 2024

Tempos difíceis, clichés e gente sem sentido de humor

Vivemos tempos complicados, complexos, controversos e de cancelamento por tudo e mais alguma'wok'coisa. São tempos diferentes, estes, em que por vezes é difícil encaixar e sermos nós próprios em algumas situações e contextos, mas é nestas alturas que é necessário e imperativo ter esperança, acreditar que o mundo vai melhorar!

Claro que não basta apenas pensar nisso, mesmo que com muita força e desejo. É preciso fazer alguma coisa. Mas ainda assim os clichés em jeito de concorrente da Miss Mundo do costume, já gastos, continuam a fazer sentido e são sempre bem-vindos.

Claro que era fantástico que houvesse paz, que deixasse de haver fome, que se erradicasse a pobreza, que o crime caísse para números estupidamente baixos, que não se maltratassem animais... mas sobretudo era excelente que deixassem de existir pessoas sem sentido de humor!

Não que as juntassemos todas num sítio com arame farpado, numa mina escura ou algo assim... antes que essas pessoas ganhassem uma outra consciência de si mesmas, que se tornassem bem-dispostas, simpáticas e empáticas de um dia para o outro e, como que por magia, deixassem de fazer as rotundas por fora e a usassem a puta da manete do pisca!!

Há que ser positivo...

sábado, 9 de novembro de 2024

Sporting, Rúben Amorim e festa da grossa

Ser sportinguista é diferente…

Não só porque se esperava muitos anos para ser campeão no futebol, mas pelo que aconteceu na Academia há uns anos, por ter sido um clube muito dividido, por ser o 3° grande durante demasiado tempo, pela implicância dos árbitros durante as fases hegemónicas de Porto e Benfica, pela luta que tem travado pela verdade desportiva, em campo e fora de campo…

É por tudo isto, mas principalmente por ser um clube simpático que quando ganha (quase) toda a gente nos dá justiça na vitória, quando há vitórias como a de 3a feira contra o Manchester City toda a gente fica contente. É também por sermos uma família e um grupo de gente ordeira, por sabermos fazer uma festa grande, bonita, pacífica e segura como aconteceu em Maio no Marquês e por todo o país, onde até de madrugada se viam crianças e velhos, juntos, no meio de todos…. sem um único desacato ou problema a reportar!

É inegavelmente um clube onde é diferente perder e sabe muito melhor vencer!!

Vidas fáceis não fazem bons carácteres e o Sporting sabe forjar grandes e bons adeptos.

Alguns amigos de outros clubes perguntam-me (ou gozam) com esta festa que se anda a fazer com o Rúben Amorim, que é exagerada e desproporcional, fora de tempo…

Pois bem, o homem revolucionou o futebol do Sporting e ajudou a trazer um clube centenário de volta ao seu lugar, tornando-se um dos ou mesmo o mais importante e impactante treinador da sua história e é justo, pertinente, interessante e saboroso fazermos o tributo e a celebração enquanto ele cá está e não quando for maior noutro clube ou mais tarde quando morrer.

É agora que se vive, se celebra e se agradece!!

O Sporting é esse tipo de clube… e é bonito ser sportinguista! É um orgulho!!

É esperança nas pessoas e na humanidade quando se vê que o futebol e o desporto conseguem estar acima de coisas feias, menos boas e tristes! Sporting é libertação, é festa, é família, é amizade, orgulho e dedicação!

Sporting não é ser contra outros nem contra ninguém… não é melhor nem pior, é diferente!