sábado, 22 de março de 2025

Supermercados, características e a escolha óbvia

Cada supermercado e hipermercado tem a sua mais-valia.

Desde a localização, ao estacionamento, à disposição dos corredores, a apresentação dos produtos, a luz, a música ambiente, as cores, a informação disponível, a facilidade de achar ajuda do staff, a qualidade dos produtos de marca própria, a variedade, o preço, os descontos, a App, etc.

Mas nada disso importa, porque de todos, onde mais gosto é de ir ao Mercadona...

ADORO os sacos de plástico meio aborrachados ao toque na zona dos frescos! Fico maluco!!

terça-feira, 18 de março de 2025

Trump, Musk e aberturas fáceis

Quem votou no Trump, neste momento deve estar com a mesma frustração que eu sinto quando tento abrir uma embalagem com abertura fácil... mas que é tudo menos fácil de abrir!

O Trump, o Elon Musk e os fabricantes que fazem produtos com as supostas aberturas "fáceis" podem ir comer um cão cheio de pulgas!

terça-feira, 11 de março de 2025

Idades, gerações e pilotos de F1

Se for preciso, uma boa forma de avaliar a que geração uma pessoa pertence, sem arriscar perguntar que idade tem, é esperar que algum acelera passe na rua e ver que referência é feita.

Um “eh Fitipaldi!” ou "lá vai outro Ayrton Sena" ou "este deve achar que é o Schumacher" ou ainda "outro pensa que é o Verstappen!" vai dizer-nos o que precisamos saber.

Se começarem com referências obscuras ao Rally da Madeira, à rampa da Falperra, a provas de enduro ou motocross ou mesmo ao MotoGP que não seja o Miguel Oliveira é que vai ser tramado.

domingo, 9 de março de 2025

Ainda as mulheres, os homens e os malucos

Ao reler o post de ontem, apercebo-me que, se calhar, a solução para toda esta instabilidade e caos pode ser simples:

Mulheres no poder e em lugares de decisão

Homens a investir mais no seu equilíbrio emocional e a procurar paz de espírito.

Mais do que conversa, copos, jogatana, exercício físico e diversão, os homens precisam de muita terapia, alguns cursos de descontrução da masculinidade... mas porque não teatro, astrofotografia, pesca, tricô, sudoku, origami, feng shui, sair do armário, o que seja...

Gente de bem consigo e com a vida, é o que todos devemos e merecemos ser!

sábado, 8 de março de 2025

Mulheres, Homens e não há cá merdas

Eu sou dos que acha que, pela mais elementar lógica e pura justiça, o dia da Mulher é… todos os dias!

Assim como acho que o lugar da Mulher é... onde ela quiser!!

Sou pouco dos dias disto e daquilo, até porque acho que já andamos a roçar o histerismo nesta matéria, mas percebo que o Dia Internacional da Mulher (ainda) fez sentido existir. Tem um peso e um carácter especial e as Mulheres merecem essa distinção. E não me chateia nada dar os parabéns a todas as Mulheres hoje, assim como amanhã ou em qualquer outro dia.

Sou feminista, claro, como todos os homens devem ser, mas na verdadeira acepção da palavra e do seu significado.

Inclusivamente sou todo a favor das Mulheres mandarem em tudo: empresas, governos, etc.

Porque têm mais inteligência emocional, são mais empáticas, menos competitivas, são ases no multitasking, são mais bem mais capazes de gerir pessoas  e a percentagem de psicopatas entre elas é muito menor do que entre eles. Mas pelas mesmas razões que apontei em cima, de lógica e de justiça, descriminações positivas também não me agradam. Por isso aposto nas mulheres para mandar, assim como aposto nos homens para outras coisas.

Sim, há diferenças entre homens e mulheres a vários níveis - a começar pela biologia - e sim, há homens que nascem no corpo errado, assim como há mulheres que nascem no corpo errado... assim como há gente muita maluca que acha que pode tudo só porque não está bem consigo e/ou com o mundo... e as putas (palavra escolhida com rigor) das redes sociais andam a dar cabo de tudo, a confundir muita gente e a trocar as voltas a todos!

Por falar em gente que acha que pode tudo, esta nova lógica de feminismo exacerbado a que temos assistido nos últimos tempos, vingativo e oportunista, incomoda-me! Não porque tenha receio de alguma coisa, mas porque acho que não é o melhor caminho. É só estúpido e contraproducente.

Para mim, é á pura lógica da batata: tal como os pretos, os vermelhos, os amarelos e todas as (outras) cores não devem querer subjugar e escravizar os brancos, porque há progresso civilizacional e crescimento individual e colectivo, mas sem nunca esquecer o passado, aliás, aprendendo com ele, as mulheres não devem querer ser homens nem vingar-se dos homens!

As Mulheres devem ter orgulho em ser o que são, porque é algo incrível com características muito próprias e únicas e devemos todos querer paz, harmonia e equidade... não igualdade, nestas questões - se não em quase todas - isso é uma treta! É outro tipo de imposição e descriminação.

Nestes tempos instáveis, inseguros e de muita maluquice, oportunice e interesseirice, sejamos centrados, equilibrados, respeitadores e justos!

Nas palavras sábias de John Mayer, "pais, sejam bons para as vossas filhas; as vossas filhas vão amar como vocês amam; as meninas serão amantes e tornar-se-ão mulheres; por isso pais, sejam bons para as vossas filhas").

Então Parabéns as todas as Mulheres, Mães, Filhas, Irmãs, Companheiras e Amigas! Vocês são fantásticas e merecem tudo de bom!! Hoje e sempre!


"Feminismo é um movimento social por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Sua atuação não é sexista, isto é, não busca impor algum tipo de superioridade feminina, mas a igualdade entre os sexos."

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Palavras irritantes, termos estranhos e nomes que não lembram ao diabo

Toda a gente tem palavras que lhes soam mal, que são profundamente irritantes ou assim mesmo... sórdidas!

Palavras como urinar, reclame, adstringente e nomes como Segismundo, Clélia ou Pancrácia estão no meu top de palavras a evitar. Quando as oiço sinto o equivalente a ver um animal morto na estrada. É assim um misto de tristeza a atirar para o nojo!

Depois há palavras que, em si, não me fazem espécie alguma mas que, dependendo da forma como são proferidas se podem tornar terrivelmente venenosas, como ouvir alguém dizer "treuze" ou "dezôito".

No filme Dumb And Dumber o Jim Carey diz "querem ouvir o som mais irritante no mundo"!? É isso, quase tão irritante como as pessoas que fazem rotundas por fora sem se dignarem a fazer piscas!

Mas recentemente apercebi-me que eu digo uma palavra que provoca perplexidade e até alguma irritação alheia: alérgias! Claro que sei que correctamente se diz alergias, porque se disser alergenos não digo alérgenos... mas quando preciso de dizer "alergias" acaba por me escapar um "alérgias!"

Epá, digamos que quando percebi isso - porque mo disseram, sozinho não chegava lá - levei um banho de humildade e a minha capacidade de empatizar com os outros cresceu exponencialmente... até que ouvi alguém dizer a palavra cônjuge e passei-me! Mandei todo o progresso e crescimento individual pela janela!

"Cônjuge" é horrível!!! ...tira-me do sério!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Este blog faz hoje 20 anos

Não sei se é uma espécie de milestone ou algo para recordar, mas este blog faz hoje 20 anos!

E pronto, é isso. São 20 anos a desabafar, 20 anos a acumular irritações, 20 anos a escrever disparates.

Não sei se alguém lê estas "postas de pescada" mas a mim dá-me muito gozo escrevê-las.

Se serve para alguma coisa!? Não, mas é obra!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

T-shirts, nódoas e surpresa

Há coisas que, não só me escapam por completo, como me deixam perplexo e até profundamente irritado.

Tenho uma t-shirt. Essa t-shirt é das que mais gosto, uso-a com parcimónia e cuidado porque a desgraçada facilmente apanha nódoas numa passagem fortuita pela cozinha, numa breve estadia num qualquer restaurante, a lanchar no carro - mesmo que tudo seco, sem molhos e líquidos - a andar de bicicleta, a montar qualquer coisa na mota mesmo que fora da garagem... por vezes, até a brincar com a minha filha ou a abraçar alguém!

E as nódoas são chatas e difíceis de tirar!!

A t-shirt tem de passar por um processo quasi-incrível de remoção de nódoas que envolve sabonete líquido das mãos, detergente da loiça para lavar à mão, sabão azul e branco, sabão macaco, vinagre de limpeza, bicarbotano de sódio, vinho branco ou seven-up... os produtos têm de ser imediatamente aplicados, têm de estar uma carrada de horas a fazer efeito e depois ficar de molho, no final leva uma esfregada valente, com vigor e à mão!!

.. enfim, e depois disto tudo, não raramente, as maganas não saem!!

E vá de repetir o processo e combinar as acções descritas noutra ordem ou, por fim, aplicar o famoso Super-Gel! E não, as putas das nódoas não saem!!

Mas, quando a dita t-shirt é transformada em trapos...

É usada para limpar de tudo um pouco, passa pelos sítios mais recônditos da habitação, de ranhuras com pó a buracos com cotão, mofo, bolor e o camandro. a bancada da cozinha com um sem número de restos de gorduras, óleos e sei lá que mais, aqueles cantos dos degraus da escada, o corrimão das escadas, à volta dos vasos das plantas, os cantos das paredes e as ombreiras das portas onde o gato se roça, , tudo o que há de mais sórdido num wc é limpo com os vários bocados da t-shirt...

Por fim, meto os trapos na máquina de lavar a roupa, misturados com as capas da mopa do chão, impregnadas com produtos químicos específicos para o chão de madeira xpto e o diabo a sete...

Vou estender o que sai daquele tambor, tudo enrodilhado depois de uma sova de 1400 rotações e vejo que o que resta daquela saudosa t-shirt , desfeita em 8 ou 9 pedaços já gastos e rasgados do uso... e vêm cada um deles sem uma única nódoa!?!?!?

Passo-me! A sério que me passo!!

...o que vale é que comprei três t-shirts amarelas iguais na Modalfa em promoção.

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Trump e Musk, saudação romana e armários bafientos

O que dizer do que se passou ontem!?

"Trump foi eleito democraticamente"

...ok, facto, mas é inteiramente discutível porque os republicanos - com a ajuda dos gurus da tech (Musk, Zuckerberg, Bezos, Cook, etc.) - controlam a narrativa política e muita da desinformação que circula nas redes sociais e, como tal, facilitando a moldagem da opinião pública. Desinformação e o chorrilho de mentiras no seu discurso e da corja que o segue.

"Trump diz que foi salvo por deus para salvar a Amárica"

...eh pá, depois dos linfomas e leucemias em crianças, é mais uma razão para não acreditar em deus!

"aquilo que o Elon Musk fez foi a saudação romana"

...e onde é que o Mussolini e os nazis foram buscar a saudação que usavam!?

Sabendo que a História é cíclica, que as modas voltam e que os ciclos políticos são o melhor exemplo de alternância que se pode usar para explicar que, mais tarde ou mais cedo, tudo acaba por voltar, acredito mesmo que estamos numa fase em que isto ainda vai piorar antes de começar a melhorar!

E não haverá muito a fazer para além de evitar a todo o custo discutir com idiotas e - para quem tem redes sociais - desamigá-los e deixar de os seguir, por uma simples questão de sanidade mental! É manter essa gentinha irritante, histérica e delirante à distância! Não há pachorra!!

O que tenho visto nos últimos tempos e se verá nos próximos semanas e meses, mais parece uma estranha e bizarra peça de teatro de revista em que os gays e trans voltam para dentro do armário e os fascistas saem dele cá para fora. Não é só por estarmos no pico do Inverno e estar de chuva que o ambiente tresanda a bafio!!

Agora a sério... é evitar navegar em mar alto, procurar um porto de abrigo e deixar a tempestade passar.

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Incêndios, tónico e Trump merdoso

Numa nota positiva neste novo ano de 2025, em que tanta merda, complicação e desgraça teima em se manter viva, activa e na ordem do dia, ver o que de bom tem surgido dos incêndios em Los Angeles é um tónico incrível e uma boa forma de renovar a esperança nas pessoas e na humanidade.

É pena que um país profundamente dividido precise, mesmo, de desastres naturais para que as diferenças se esbatam e as pessoas se juntem com objectivo comum: Solidariedade.

E numa altura de crise e catástrofe, o cabrão do Trump ainda consegue arranjar tempo para dizer mal dos bombeiros... não devem ser brancos o suficiente para o gosto dele... ainda para mais contando com a ajuda de bombeiros canadianos e mexicanos... só falta a Gronelândia e a Dinamarca ir para lá ajudar!

Como dizia um bombeiro americano nas notícias "in the worst moments of humanity, the best of humanity shows up".

...and fuck you, Mr Trump!!