terça-feira, 27 de setembro de 2005

Vida, momentos e respiração

“A vida não se define pelas vezes que respiramos e sim pelos momentos que nos cortam a respiração”.
Esta frase, que tirei do filme que vi hoje (Hitch), dá que pensar! Eu tenho uma postura e uma filosofia de vida que me orienta para o que é verdadeiramente importante na vida. E o que é importante nesta vida, perguntam vocês absortos e interessados!? Para os outros não sei, mas para mim é básico… são mesmo as coisas simples as mais determinantes (já dizia o Joe Cocker). Tudo o que me faz arrepiar os pelos do braço e da nuca, tudo o que mexe com a minha sensibilidade, tudo o que me faz vibrar é aquilo a que eu me refiro como sendo o sumo da vida. Indo buscar outra referência cinematográfica, não se pode ter a noção do doce sem se provar também o amargo (“the sorrow and the sweet”, Vanilla Sky). Tendo ainda em conta o que nos dizem os Rolling Stones, “you can’t always get what you want”, para se ter acesso ao que é bom tem de se ter uma noção, sentida na pele, do que é mau, aprendendo e crescendo com isso – “you have to learn to crawl before you learn to walk” (Aerosmith).
Em suma, cada um é como cada qual, e cada qual sabe de si. Não há cá grandes ensinamentos nem teorias que se possam passar ou oferecer. Cada ser humano deve viver sobre os princípios da ética e do seu carácter e personalidade, sem se deixar influenciar (demais) pelos outros, procurando não se defraudar nos objectivos traçados, bem como das expectativas criadas ao longo da sua existência. A vida é o que fazemos dela!
Agora ide, ide gozar cada minuto da vossa simples e humilde existência e regozijai-vos com o facto de não terem terramotos, tsunami’s, furacões com nomes de mulher ou um presidente/1º ministro chamado George Bush (acautelo aqui o facto de podermos vir a ter o Cavaco Silva como Presidente da República).

Notas:
Ética: disciplina filosófica que tem por objecto de estudo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.
Moral: conjunto de costumes e opiniões que um indivíduo ou um grupo de indivíduos possuem relativamente ao comportamento.
Vida: espaço de tempo decorrido entre o nascimento e a morte.
Respiração: conjunto de processos através dos quais o organismo absorve o oxigénio de que necessita para as suas combustões, libertando-se, simultaneamente, dos produtos gasosos que constituem resíduos da sua actividade química.

2 comentários:

Anonymous disse...

Se não venho todos os dias visitar o teu blog perco-me... fartas-te de escrever!!!!! ;) e ainda bem. Quanto ao teu post de hoje pois é... comungo inteiramente da tua opinião. É preciso fazer as escolhas certas para sermos felizes. Afinal de que serve a vida se for para estarmos tristes, resignados e não aproveitarmos????? A vida é o que fazemos dela sim senhor!!! E façamos sempre TUDO! ;)
Beijo
Selene

Confuciusneiro disse...

Sem comentários! Tá bestial!
mas olha... abre lá a pestana, eu tenho muito para te ensinar.
Ainda és um puto mas já sabes umas coisas da vida.Mais uns tempos a viajar comigo e vais aprender ainda mais coisas.
Tipo isto:
"Cremos na na criação do ser humano, iguais em méritos e opostos em sexo; perfeitos na sua natureza física, psíquica e espiritual; que responde ao mundo em que vive e ao seu criador através dos seus atributos fisiológicos, naturais e morais, inerentes a sua própria pessoa; e que o pecado o destituiu da posição primacial diante de Deus, tornando-o depravado moralmente, morto espiritualmente e condenado a perdição eterna"

Fica bem Gandim!