quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Jogo, desporto e humanidade

É de facto fantástico e completamente fora do normal, este vídeo. É brutal!!
O desporto é bom como exercício e até como pratica competitiva, orientada com limites de bom senso e solidariedade. Sim, pode haver solidariedade - desportivismo - entre opositores em campo, mas iguais fora dele e esta é a melhor prova de que se pode vencer e perder, sem que ninguém saía de campo verdadeiramente a 'perder' algo que não possa ser deixado no terreno de jogo.
É bom orientarmos a nossa vida por etapas, fazer planos, traçar objectivos. É bom sermos focados e assertivos, mas não é bom quando perdemos (aqui sim, perdemos!) a noção do civismo e da nossa própria humanidade e nos deixamos levar por algo que, parecendo a priori instintivo - sabendo que os animais não têm isso na sua essência - se chega à conclusão que só pode ser a génese do comportamento desviante, eticamente questionável e de origem, porventura, doentia e precursora de psicoses e neuroses, dando origem a possíveis futuras psicopatias que transformem o ser humano numa 'máquina' movida apenas e só por objectivos, desprovida de emoções e sem capacidade para ser verdadeiramente feliz. Sabendo a que velocidade se movem as nossas vidas nos dias que correm, a correr e ao ritmo de muitos megabits por segundo, quilómetros por hora e metros por segundo, com a largura de banda de um planeta inteiro, é importante ter a noção de que a competição pode ser saudável e principalmente que não ganhamos só a marcar pontos!
Muito interessante a explicação do puto da equipa vestida de preto, que o levou, consciente e naquele preciso momento em que normalmente a ansiedade redunda em frustração, a entregar-lhe a bola. Ele refere que foi educado a pensar dessa forma e essa é a chave para isto tudo, a Educação!
Muito interessante de ver e reflectir...

Sem comentários: