quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Goucha, tribunais e falta de tacto

"Goucha Processa Estado Português"

Hoje dei com esta notícia e várias questões se levantam e me fazem confusão...

Em primeiro lugar, porque raio é que alguém no seu perfeito juízo processa um canal de televisão, tendo em conta que se trata de um programa de entretenimento que vive de monólogos tipo standup comedy, sketchs e entrevistas com convidados, sendo que, entre outros assuntos, se abordam temas como a comunicação social e figuras públicas!?

Em segundo lugar, sendo as questões da sexualidade e de género algumas das que suscitam mais arbitrariedade a nível de considerações humorísticas, ainda que considere a hipótese de haver limites até para o próprio sentido de humor, o Sr. Goucha pôs-se a jeito duas vezes: quando foi alvo de chacota no programa ‘5 Para a Meia-Noite’ e também quando perdeu em tribunal.

É que a liberdade tem destas coisas. Cada um pode ser o que bem entende e apresentar-se como lhe der na real gana, mas quando se é uma bichona doida, ao mesmo tempo apresentador (confesso que estive quase para escrever esta palavra no feminino… a equipa do “5” tem piada!) de um dos programas com mais visibilidade da televisão portuguesa e se passa grande parte to tempo a arranjar lenha para se queimar em directo e para quem quiser ver… epá, se há alguém que falta ao respeito a alguém, é o Goucha a si próprio! E isto sem nunca ter visto mais do que 5 minutos seguidos de qualquer dos seus programas na TVI – claro que no tempo da RTP e mesmo na TVI antes ter assumido a sua preferência sexual, esta questão não se punha; noutros tempos o apresentador primava pelo profissionalismo e não passava o tempo a mandar piadolas ambíguas e chalaças dúbias sobre Homossexualidade e as suas preferências sexuais, fazendo-se o centro de todas as atenções, num programa cuja audiência - ao vivo no estúdio e onde quer que alguém tenha ligado as televisões por este país fora - é maioritariamente composta por mulheres... e isto ao lado de uma loira que consegue rivalizar com a Júlia Pinheiro a nível de decibéis!! É obra!

Tenho para mim que um dia destes o Sr. Goucha ainda acaba a ser processado pela comunidade gay, mas para já está a pôr-se a jeito para ouvir outro sermão de um qualquer juiz europeu.

Esta gente não investe tempo e dinheiro noutros assuntos mais importantes como os alimentos transgénicos ou a questão da co-adopção!? Bons assuntos para serem levados ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Isto não é um problema de injustiça com base no preconceito, é um problema de estupidez com base na falta de tacto… de todas as partes envolvidas!

Sem comentários: