terça-feira, 17 de novembro de 2015

Televisão, novelas e produção de qualidade

Não gosto de telenovelas, principalmente porque me irrita o formato, mas fico surpreendido e até agradado ao perceber que a nova novela da TVI aborda questões como a função de um sindicato na vida dos trabalhadores com discussões inteligentes entre os mesmos durante os intervalos dos turnos e refeições, a importância do jornalismo de investigação sério no combate à corrupção, o peso do serviço público, que um sequestrador fale sobre o 25 de Abril, a banca e as negociatas sujas de alguns empresários em Portugal e de como isso hipoteca o futuro do país, ou simplesmente que o discurso nos diálogos das personagens soe real e se assemelhe ao nosso, com "porras", "vai à merda" e "não me fodas o juízo".

Depois de tanto tempo sem ver televisão em horário nobre, porque aqui há uns aninhos cheguei a ponto em que já não aguentava mais a morraça viscosa que me serviam os canais portugueses, fico agradavelmente surpreendido com a evolução da produção nacional, ainda por cima no canal em questão!!

Pode ser que a produção noticiosa do mesmo canal acompanhe o élan da produção de ficção... e que contagie a concorrência!

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Receitas, culturas e terrorismo

Receita para o combate ao Terrorismo:

Ingredientes

- uma mão cheia de gente culta e educada
- um grande número de gente determinada e devidamente esclarecida
- vários sufrágios universais
- formação de governos mais sensibilizados para este tipo de fenómeno e contextos que os rodeiam


Preparação

1. abre-se a pestana (deixando de acreditar em tudo o que a tv, jornais e comunicação social dita 'mainstream' veicula)

2. deixa-se de eleger terroristas políticos (EUA, França, Alemanha, Inglaterra... e Portugal, pois, o Durão Barroso promoveu e esteve também na Cimeira das Lages, onde se deu início ao processo que viria a estar na base da criação do Estado Islâmico)

3. depois corta-se o fornecimento de armas a terroristas religiosos, os tais fundamentalistas e para-se de lhes encher os bolsos com dinheiro (há países europeus, a Rússia, a China e os EUA que lucram com a venda de armamento e equipamento táctico militar, já para não falar da compra de petróleo e gás natural vindo da Síria e outros territórios ocupados pelo ISIS)

4. em seguida assiste-se na criação de novos Países/Estados consoante os territórios e ocupação original (xiitas, sunitas, curdos, turcos, persas, palestinianos, árabes...) e não como foi feito desde a queda do Império Otomano, assim quase a gosto e capricho dos países ocidentais (França e Inglaterra são os mais responsáveis por isto depois da 1a Guerra Mundial mas também todos os países Aliados depois da 2a Guerra Mundial), em total desrespeito de quem vive naquela zona do globo e regiões envolventes

5. finalmente dando-lhes autonomia, liberdade e reconhecendo-lhes legitimidade... enfim, espaço para serem o que são, sem preconceitos


Apresentação

Simples? ...sim!
Exequível!? ...claro!!
Passível de acontecer a curto/médio prazo!?!? ...só se não quisermos!!

sábado, 14 de novembro de 2015

Atentados, 13 de Novembro em Paris e todos os dias na Síria

Se há alguma coisa que tem de ser dita num dia como este é que isto é consequência directa dos disparates que os americanos têm feito naquela zona do globo (Iraque, Irão, Síria...), apoiados pelos franceses, ingleses, alemães e outros países europeus (agora também a Rússia se meteu ao barulho).

MORREREM PESSOAS É SEMPRE HORRÍVEL, mas é tão bárbaro o que se passou ontem em França, como em Janeiro também em Paris, como aqui há tempos em Inglaterra ou Espanha e principalmente DESDE HÁ ANOS NA DESDE HÁ ANOS NA SÍRIA, LÍBIA, IRAQUE, IRÃO e noutros países daquela zona.

Os governantes (os lobbies e as multinacionais que os sustentam) dos países que referi inicialmente - os supostos aliados contra o "terrorismo" - andam constantemente a brincar com o fogo!

CRIARAM-NOS, AGORA AGUENTAMO-LOS NÓS TODOS!!!

Estou mais do farto da forma como americanos, franceses, ingleses, alemães e agora também russos lidam com a história do "terrorismo" e entretanto do tão falado Estado Islâmico (criado pelos americanos; isto não é uma teoria da conspiração, há factos que sustentam esta acusação e estão disponíveis para todos verem/lerem).

Não sou a favor de nada que não seja pacífico e pacifista face ao que se passa um pouco por todo o mundo. Já chega de Terrorismo de Estado, Terrorismo Ideológico e Terrorismo Religioso... SEJA DE QUEM FOR, VENHA DE ONDE VIER!!

SÓ A COMPREENSÃO E A EDUCAÇÃO PODEM SALVAR ESTE PLANETA E AS PESSOAS QUE O HABITAM.

Mortes são mortes, aqui ou lá e são TODAS lamentáveis!!

Mais... não rezo por ninguém porque não sou religioso, mas para quem tem o dístico "Pray For Paris" e não tem nem nunca teve um que diga "Pray For Síria", por exemplo, diria para o trocarem por um que diga "Pray For Humanity".