sexta-feira, 8 de julho de 2005

O que é o papel decisivo?

Um papel decisivo é, por exemplo, o último quadradinho de papel higiénico num wc público; ou a última folha A4 para se imprimir um documento de 8 páginas; ou pode ser a carta da escola, dizendo que o gaiato atingiu o número máximo de faltas em todas as disciplinas; ou aquela cábula que não conseguimos encontrar durante o exame; a folha de rascunho que tanto jeito dava durante um telefonema… mas nem caneta há!?; pode também ser aquele impresso que é preciso ir buscar às finanças para se poder comprar a merda do selo do carro; também pode ser aquele post’it com a data e local da entrevista de emprego que não conseguimos encontrar de feitio nenhum, e aquilo é já amanhã!; ou pedaço de papel com o número de telefone daquela miúda gira que conhecemos no bar há 3 noites atrás; o guardanapo de papel com aquela ideia fantástica ou a anedota que queríamos decorar; ou aquela folha com os pagamentos que estava em cima da secretária, no topo duma pilha de tralha, que o gato conseguiu espalhar pelo chão todo; ou aquele papel de Romeu na peça da escola que ficou para o loiro estúpido, e agora ele é que vai beijar a rapariga de quem nós gostamos desde o 7º ano; a nota de 10€ que escondemos no sapato enquanto estávamos na praia, e que desapareceu; pode até ser o papel de consumo do bar que não sabemos o que aconteceu porque estamos com uma cardina do caraças e os nosso amigos já todos pagaram e saíram do bar e agora estamos entalados mas bêbados demais para perceber as implicações, e os porteiros são enormes, e o barman também é grande, e isto fica longe de tudo…
Há sempre coisas importantes que são menosprezadas, esquecidas ou que nos passam ao lado, às quais nunca damos a devida atenção, e são de extrema importância… por vezes até vital! Em suma, o que quero mostrar é que as coisas simples são as que nos fazem rir e nos deixam bem dispostos, mesmo que seja só ao fim de uns tempos, quando a história nos for contada em forma de piadola e nós até achamos piada.
Quem é que nunca se riu de si próprio? Mesmo que muito tempo depois da situação ter acontecido!? Ah!, é verdade, há uma frase do John Lennon que eu gosto sempre de dizer a toda a gente: “a vida é o que nos acontece enquanto fazemos planos”; e é bem verdade! Agora uma frase minha: “a vida é curta mas pode ser uma curte. Apreciem-na!” ;)

Sem comentários: