segunda-feira, 13 de agosto de 2007

automático é sempre pior que manual

Todos nós temos automatismos nas nossas vidas. As máquinas de lavar roupa e loiça, os comandos de infra-vermelhos para tudo quanto é aparelho electrónico, a gravação de voz na caixa de mensagens do telemóvel, o cruise control nos automóveis, as bombas de limpeza da água das piscinas, a televisão ou a aparelhagem que se desligam quando queremos para adormecermos sem que fiquem ligadas a noite toda, os aparelhos que ligam e desligam as luzes em casa aleatóriamente ou de forma fixa para podermos ir de férias deixando a noção aos outros de que há gente em casa, o sistema de rega que liga e desliga sozinho, entre muitas outras coisas que nos facilitam e proporcionam tempo de qualidade numa sociedade que nos exige cada vez mais e nos preenche todo o tempo que temos sem que sobre algum para dedicarmos ao que mais gostamo. Um exemplo que eu deixei para agora, é o da assinatura nos e-mails. Isto é um automatismo que nos pode trazer mais inconvenientes e dissabores do que propriamente vantagens. Acho, e aqui também lanço uma dura crítica à minha pessoa, que é mesmo coisa de preguiçoso. Deixo-vos um exemplo que recebi por mail e que me deu tanto gozo como me fez arrepiar:


Mail para a VODAFONE a pedir cancelamento do contrato:

Cancelamento de contrato- telefone 91*******
Exmos. Senhores,
por falecimento da V. cliente (...), no passado dia 28 de Novembro, queiram por favor proceder ao cancelamento do respectivo contrato, a partir do corrente mês de Dezembro inclusive.
A mesma informação será enviada por correio, conforme carta anexa.
Sem outro assunto,
...



Resposta da Vodafone:

Muito boa tarde, como está?
Para podermos efectuar a desactivação definitiva é necessário que nos envie uma cópia da certidão de óbito do titular.
Deverá confirmar o nº de contribuinte ou nº de conta Vodafone.
Boas festas. Viva o momento, Now!
Paula Santos
apoiocliente@vodafone.pt
Nota: Caso necessite contactar-nos novamente sobre o mesmo assunto agradecemos que faça reply deste e-mail.
PS: Para dúvidas relacionadas com o serviço yorn o mail de apoio ao cliente é
Heeellp@Yorn.net


Contra-resposta:

Re: Cancelamento de contrato- telefone 91*******
Boa tarde. estou bem, muito obrigada. A minha mãe faleceu, por isso estou óptima e vivo o momento, now!
Agradecia que me indicasse a morada para onde deve ser enviada a certidão de óbito.
Boas festas também para si.



Ah, valente!!!

Sem comentários: