domingo, 22 de fevereiro de 2015

Birdman, bom cinema e os filmes que marcam

Desde Pulp Fiction em 1995, Fight Club em 1998 e a trilogia Matrix (e Animatrix e Enter The Matrix) entre 1999 e 2003 que um filme não me surpreendia tanto e tão instintivamente, na forma, conteúdo e principalmente impacto ao nível da realização/cinematografia. Num segundo lugar ex aequo, poria outros como V For Dendetta, Crash, Cloud AtlasInglorious Basterds, Stranger Than Fiction e mais recentemente a belíssima surpresa que foi assistir ao Secret Life of Walter Mitty e perceber no fim quem o realizou.

São filmes que mudam a face, estrutura e história do mundo do cinema, sobem bastante a fasquia do que é fazer bons filmes! Tanto a nível técnico como numa perspectiva mais de sensibilidade artística e da dimensão humana, porque Alejandro González Iñárritu escreveu, dirigiu e produziu Birdman, é um filme super completo: direcção técnica, direcção de actores, fotografia, história, argumento, banda sonora, efeitos especiais, efeitos visuais... Visualmente arrebatador, em que tudo se passa em tempo contínuo, contrastando interiores exíguos de um teatro com a paisagem envolvente de prédios e ruas movimentadas de New York, principalmente na zona da Broadway. Realidades claustrofóbicas, apontando sempre para dentro das próprias personagens e daquilo que vivem individualmente, dos seus dilemas e dramas enleados em si e entre si. A banda sonora está brutal, de tão crua e desconcertante e o argumento muito mas muito bem esgalhado, levando-nos por vezes a confundir a realidade do passado de Keaton com a ficção da história de Riggan, o que dá uma dimensão deveras interessante à narrativa que tem um ritmo, em certos momentos, alucinante. Edward Norton está soberbo, Emma Stone e Naomi Watts ao melhor nível e Zach Galifianakis está irreconhecível, transformado num bom actor dramático! Os restantes actores e actrizes acompanham muito bem o elenco principal e não há falhas a apontar a nada nem a ninguém. Ficará certamente na história como um clássico… digo eu!

Mesmo que a Academia se incline mais para Boyhood ou para Theory Of Everything, porque serão tipicamente filmes mais “à americana” e bons para vencer Oscars, Birdman tem arrecadado inúmeros prémios e reconhecimento pelo mundo fora, mesmo nos EUA e é para mim e muito boa gente o filme do ano.

http://www.imdb.com/title/tt2562232/

1 comentário:

Pedro Pinto disse...

e não é que ganhou mesmo a tríplice oscariana!?
melhor realizador, melhor argumento original é melhor filme! espectáculo!!