segunda-feira, 28 de março de 2005

Guardanapos de papel

Esta é uma questão que me perseguia há algum tempo a esta parte, mas felizmente, "descobri" (entenda-se "mostraram-me") a solução.
Porque é que os guardanapos de papel dos cafés, aqueles que saiem tipo kleenex, vêm sempre com a parte que realmente limpa virada para dentro, forçando-nos a ter de virá-los ao contrário e dobrá-los de forma diferente da original?
A resposta é simples e conclusiva, mas coloca outras questões não menos pertinentes:
A parte que limpa do guardanapo está voltada para dentro para se manter resguardada e afastada do contacto de quem não o vai retirar do local onde está devidamente depositado, bem como dos germes existentes no meio ambiente que o rodeia.
Ok, eu acreditei, mas e as mãos de quem os coloca no receptáculo de quarganapos? E o contacto da parte de dentro do guardanapo, supostamente limpa, com o próprio plástico que, de certo, raramente é lavado? E todas aquelas mãos fétidas de quem vai à casa de banho e não as traz lavadas (a maioria dos homens) que transportam os recipientes (ketchup, guardanapos, mostarda, etc.) de mesa para mesa consoante a necessidade? Tudo questões que me ultrapassam em termos teóricos e conceptuais, mas que também não me moem assim tanto no ponto de vista da eficácia prática (mais à frente explicarei porquê, mas fica já o cheirinho: "TERRA").


relembro:
questões mais ou menos pertinentes

Sem comentários: