segunda-feira, 3 de abril de 2006

Se você disser que eu desafino…

Porque é que quando um grupo de pessoas canta os parabéns, supostamente para agraciar o aniversariante, parecem uma cambada de gatos com o cio e não conseguem atinar? Mesmo que haja uma ou outra pessoa com ouvido, é difícil de afinar porque cada um canta para o seu lado e no seu tom. No geral acaba por ser confuso e destabilizador, porque quase todos se apercebem de estar algo mal, mas pensam estar certos e não tentam seguir os outros. No seu aniversário, qualquer pessoa deseja festejá-lo com bons sentimentos e de forma agradável, não tendo o povo todo a tentar executar uma das obras musicais mais fáceis de trautear da história da humanidade, de forma abusadora e ultrajante. É o delírio atrás das bancadas!

2 comentários:

HopIsis disse...

Esta das coisas que mais me atrofia... e até me chega a irritar...
e pior quando o pessoal assume a falta e ainda se lembram de começar a cantar DE PROPÓSITO a várias vozes como se fosse um canon...
Mas de facto a melodia dos PARABÉNS - realmente fácil de fixar, mas não tão fácil de repetir - não funciona em canon... mas se o fosse, o caos acabaria por se instalar ainda mais depressa, pois o que realmente falta às pessoas (em geral) é ouvirem-se uns aos outros...

Eu já tive a sorte de ter o meu coro a cantar-me os parabéns e aí a história é completamente diferente... afinados e a vozes! Até parece um milagre quando isso acontece...

Esta história está a fazer-me pensar noutra questão, será que foi a falta de cultura musical portuguesa que levou a que sejamos a única nação do mundo (no meu parco conhecimento, mas já perguntei várias vezes) a ter uma letra complicada... será que se tentou colmatar a falha musical com uma evolução da mensagem?

ora a aqui fica uma boa pergunta!
Imaginem o pessoal a cantar:
Parabéns a você
Parabéns a você
Parabéns a você
Parabéns a você

Parabéns a você
Parabéns a você
Parabéns a você
Parabéns a você

(e para os que ainda cantam a 3ª quadra)
Parabéns a você
Parabéns a você
Parabéns a você
Parabéns a você

... que seca! ainda por cima têm que imaginar isto tudo mal cantado!

:)

PuccaPink disse...

...amor!
Saiba que isso em mim, provoca imensa dor!
Só privilegiados têm ouvido igual ao seu!
Eu posso apenas o que Deus me deu!
Se você insiste em classificar, o meu comportamento de anti-musical... eu mesmo mentido devo argumentar, que isso é Bossa Nova, que isso é muito natural!
Só não poderá falar assim do meu amor, que ele é o maior que você PODE encontrar!
Você com a sua música esqueceu o principal!
É que no peito dos desafinados, no fundo do peito bate calado... É que no peito dos desafinados também bate um coração!

;)