domingo, 8 de abril de 2007

Cartazes, humor inteligente e fascistas ordinários

Queria deixar aqui o meu reconhecimento e solidariedade para com os 'Gato Fedorento'. À luz da realidade fria que é a sociedade dos nossos tempos, ainda percebo porque é que um tipo como o Pequito anda com escolta policial. O homem foi contra o sistema e tem de ser protegido para não acabarem com a vida dele (para quem não conhece o caso, refiro-me ao tipo que testemunhou contra a Bayer e foi ameaçado de morte, chegando mesmo a tentarem matá-lo por duas ou três vezes, pelo menos que eu tenha conhecimento). O que me deixa seriamente preocupado, e isto no seguimento da descrença geral na política e nos políticos, na falência do sistema democrático, na censura silenciosa dos média, e mais recentemente com a vitória do Salazar naquele programa/concurso idiota e irritante da RTP1 em que o tipo nem pôde sequer receber o prémio, é o facto dos humoristas do Gato Fedorento estarem também eles com escolta policial depois de terem sido responsáveis pelo fantástico cartaz de humor inteligente, ácido e acutilante que figurava na rotunda do Marquês de Pombal, lado a lado com um outro, o ridicularizado, do PNR – Partido Nacional Renovador. Para quem não conhece a situação, o PNR, que é um partido de extrema direita e de extrema pobreza intelectual, condição sinequanon para se pertencer a um partido ou movimento xenófobo e racista, colocou um cartaz na referida rotunda com as seguintes frases: "basta de imigração”, “façam boa viagem". Escusado será dizer que esse cartaz, e aqui tenho de mencionar que me refiro a outdoors gigantes e não a cartazes tipo moupi ou de tamanho comum (tipo poster de cinema), foi vandalizado e completamente desvirtuado em poucos dias, mas não antes de muita gente dar por ele e o Gato Fedorento ter tido a feliz e genial ideia de o criticar com um outro, quase idêntico, mas a satirizar o primeiro cartaz. Este segundo cartaz, entretanto retirado compulsivamente pela Câmara de Lisboa com base no pretexto de ter sido colocado ilegal e furtivamente, contrapunha com: “mais imigração”, “bem vindos!”, “a melhor maneira de chatear estrangeiros é obrigá-los a viver em Portugal” e “Nacionalismo é parvoíce”. Tudo bem que é uma situação que mexe com coisas sérias, principalmente num país que apenas vive há trinta anos em democracia e ainda mal se habituou a ela (e já muitos querem voltar ao regime antigo, mas isso são outros quinhentos), mas se há coisa que se pode fazer com quase tudo é humor. Pena que estes tas ordinários não saibam o que é uma piadola. Sinceramente, trocava qualquer punhado de vinte ou trinta imigrantes por dois ou três fascizóides nacionalistas, mas para onde é que os mandávamos? Ninguém merece esse mal!

Por último, deixo uma lista de sites com a notícia onde podem ver também a imagem dos cartazes e também uma citação interessante de um membro (seguidor?) do PNR:

"Para os felicitar creio que terei de fazer um destes dias uma visita à hora de saída do colégio (...), onde um destes burgueses esquerdistas tem os seus filhos a estudar e assim parabenizá-lo pessoalmente pelo brilhante cartaz", escreve no fórum um nacionalista que se assume como "Nuno NS", da Costa da Caparica.”

in Diário de Notícias

Expresso | http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=384882
RR | http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=23&SubAreaId=79&ContentId=202875
Jornal Digital | http://jornaldigital.com/noticias.php?noticia=14050
Portugal Diário | http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=794862&div_id=291
SIC | http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/20070405-Contra+a+mensagem+xenofoba+do+PNR.htm
Diário de Notícias | http://dn.sapo.pt/2007/04/06/nacional/os_gato_fedorento_estao_ameaca_extre.html

3 comentários:

The Joker disse...

Duas perguntas inocentes:
1ª Porque é que quando aparece um partido de extrema direita cai o Carmo e a Trindade quando há uma série de partidos de extrema esquerda?
2ª E se fosse um cartaz a gozar com um do PCP, a propósito de uma greve geral qualquer, a dizer: "Vão trabalhar, seus malandros!", como seria?

Gandim disse...

A diferença entre extrema esquerda e extrema direita é abissal, mas não porquhaja tudo o resto pelo meio e sim pela ideologia que está por trás: esquerda/solidária/altruista
direita/egoísta/egocêntrica

Em relação ao cartaz do PCP: são esses os de extrema esquerda? lol
Humor pode fazer-se com "quase" tudo, até com o facto de pessoas que querem trabalhar e deixam de o fazer para provar uma ideia pode ser uma situação divertida, porque não!?

Gandim disse...

...ah, e as tuas perguntas nunca são inocentes! ;)