sábado, 15 de março de 2008

Tabaco, fumo e leis do demo

Sinceramente, e já me expressei sobre isto antes, acho a Lei do Tabaco de uma hipocrisia atroz! Primeiro porque deveria ser uma questão de civismo a questão do fumo em espaços fechados, e cada pessoa tem a obrigação de pensar em si, porque não, mas também nos outros quando se dedica a uma prática tão egoísta como fumar. Em segundo lugar porque há uma lei que muita gente parece respeitar. Ontem estive numa festa de anos num espaço que eu adoro frequentar onde se deixa ao critério de cada um fumar dentro ou fora do espaço fechado. Não interessa que haja lei ou bom senso, o que é um facto é que eu levei o meu computador portátil e um disco externo com mp3 para passar durante a noite e hoje de manhã, já nem vou referir a minha roupa, cabelo e a mala do portátil, imagine-se só, o disco externo cheirava a fumo!!! Não estou a brincar! E atenção que já estou a dar o benefício de ter alergias e rinite, ficando o meu olfacto ser afectado por isso. Se o tabaco mata, e não só quem fuma activamente, porque é que se continua a fumar em espaços fechados? Não me interessa as leis e a repressão, mas também penso na questão da contínua forma repressiva como o Estado se dedica a educar os seus cidadãos, o que é certo e válido é que gostava de viver num país onde a tendência fosse para o progressivo amadurecimento de ideias, lutando assim contra os preconceitos, para o civismo e bom senso. Se há coisa que detesto são as falsas moralidades, é tudo uma questão de Ética! Se não sabem a diferença entre Ética e Moral, convido-vos a espreitar um dicionário filosófico, pois está mais do que visto que os dicionários comuns deixam a coisa mal definida e até confusa:

in http://www.priberam.pt:
Ética: disciplina filosófica que tem por objecto de estudo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.
(parte “errada” que gera confusão: ciência da moral)

Moral: conjunto de costumes e opiniões que um indivíduo ou um grupo de indivíduos possuem relativamente ao comportamento; conjunto de regras de comportamento consideradas como universalmente válidas; lição, conceito que se extrai de uma obra, de um facto, etc.; relativo ao domínio espiritual.
(parte “errada” que gera confusão: parte da filosofia que trata dos costumes e dos deveres do homem para com o seu semelhante e para consigo; ética; que diz respeito à ética)

Há uma grande área em comum entre a Ética e a Moral no que à definição entre o Bem e o Mal diz respeito, mas sem dúvida que a grande diferença entre uma e outra é que a Moral está intimamente ligada ao sentimento religioso enquanto que a Ética é completamente autónoma e independente, apenas estando ligada à nossa condição humana, ao Livre-Arbítrio.
Em filosofia definem-se da seguinte forma:

Ética: é pura e simplesmente o saber viver ou a arte de viver.

Moral: conjunto de normas e costumes que os indivíduos devem respeitar para poderem viver em conjunto, em sociedade.

Ou seja, Ética diz respeito à questão individual e em como devemos viver o melhor possível, de forma egoísta, porque não dizê-lo, significando sempre e obrigatoriamente respeitar os outros indivíduos, também eles no seu processo pessoal de quererem ser egoisticamente felizes, enquanto que Moral diz respeito às regras e leis (umas laicas e outras canónicas) que nos “forçam” a viver “melhor” como grupo.
Para terminar, convido-vos a lerem um livro delicioso (e pequeno, para quem não tem tempo ou não gosta muito) de Fernando Savater: “Ética Para Um Jovem” (péssima tradução de “Ética Para Amador”, no original em castelhano).

5 comentários:

Anonymous disse...

O civísmo também passa por quem frequenta esses sítios e fazer queixa de um desrespeito tanto moral como legal. O legal pune-se, o moral educa-se. Estranho que essa falha de educação se passe em terrenos onde a educação é de tão elevada estima. :(

Portanto:
Mandar mail para:

correio.asae@asae.pt

a dar conta do desrespeito pela lei do tabaco. :)

Gandim disse...

1.
(o moral motiva-se) a moral educa-se, é um facto, mas tenho receio da forma como isso se faz

2.
sem dúvida que enviar um email para a ASAE seria fácil mas não tenho fundo de delator, este tipo de "queixas" vão contra os meus princípios éticos e detesto quem fomente ou acolha essa prática como fundamento da legalidade

3.
o civismo passa exactamente por quem frequenta os sítios (a condução na estrada, a conversa alta e os telemóveis nos restaurantes e cafés, as bebedeiras na rua, etc.); com o tal "email", na prática, só iriamos prejudicar os responsáveis pelo espaço em causa (ou os espaços onde isto se passa, que é em quase todo o lado!) que não são para aqui chamados, pois a questão que tentei levantar aponta para todos nós individualmente e o que fazemos quando (onde) fumamos, OS QUE FUMAM!

4.
falhas de educação todos temos, sempre, com a práctica da reflexão ética espera-se reduzir os momentos para uns ocasionais "pontualmentes"

5.
fico sempre satisfeito com qualquer tipo de comentários, principalmente diferentes da minha opinião

6.
quase que apostava em quem escreveu isto! ;)

Anonymous disse...

Boas noites,

Não é hábito meu comentar em blogs e mesmo em circulos mais fechados quem me conheçe sabe que expresso a minha opinião sem a impor, mas tentando sempre deixar as pessoas a pensar e mostrando o meu ponto de vista.
Mas hoje apetece-me comentar um tema polémico e que me pareçe que o comentário colocado leva a muitas outras questões.
Começando então:
1 "..a Lei do Tabaco de uma hipocrisia atroz..", significado de hipocrisia,característica do que é hipócrita; falsidade; dissimulação; ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade; caráter daquilo que carece de sinceridade. Pareçe-me a mim que a lei do tabaco é bem clara explicita, e de hipocrita não tem nada. Foi uma lei criada para protecção dos que não fumam e para cobrir a falta de civismo, e a banalização que existia pelos locais onde se fumava, as pessoas hipocritas sim talvez a lei nunca.

2. "ser uma questão de civismo a questão do fumo em espaços fechados, e cada pessoa tem a obrigação de pensar em si","o civismo passa exactamente por quem frequenta os sítios(...)prejudicar os responsáveis pelo espaço em causa(...)", Civismo - dedicação pelo interesse público, pela pátria; patriotismo, pareçe-me que é claro o significado de civismo, pareçe-me um conceito não localizado no individuo mas sim no conjunto, logo os excertos que retirei pareçem-me que possuem uma serie de incorreções civicas. As pessoas que fumam num espaço fechado não pensarem nos outros, quem vê fumar não dizer nada porque prejudica os donos, os donos deixarem ao criterio de cada um a sua escolha, não agindo eles civicamente na educação de quem não age civicamente e não agindo de acordo com a lei ou ao não se decidirem por estabelecer-se como uma espaço para não fumadores ou fumadores, estão a tirar a água do capote.


3."(...)mas também penso na questão da contínua forma repressiva como o Estado se dedica a educar os seus cidadãos(...), O estado seja ele qual for, Português, Françes, Alemão, Suiço, Belga, Italiano, Inglês, Americano, Cubano, Brasileiro, Etc, por mais leis que tenha estipuladas que tenha e que sejam todas elas de concordancia total sem nada a apontar sem nenhuma possibilidade de alteração, por assim dizer impecáveis, onde todos gostavamos de viver, sem as pessoas a cumprir essas leis, eles nunca chegariam à fase do impecaveis. Se as pessoas não se sabem educar umas as outras (avós, pais, filhos), o estado só consegue caminhar para as leis e o país impecável por medidas repressivas, isso faz parte da condição humana. Quando uma criança não faz o que se quer o que aconteçe??, quando temos um cão e o tentamos educar e ele não faz o que nós queremos o que acontece?? Quando no trabalho um empregado não faz o que se quer o que aconteçe?? Repressão, que significa, acto ou efeito de reprimir - suster a acção ou movimento de;conter;sofrear;
sustar;moderar;coibir;proibir por meio de castigo;oprimir;
castigar;refrear, nem todas estas palavras são más atenção!

4. Ética e Moral
Ética: é pura e simplesmente o saber viver ou a arte de viver.
Se Ético é o que está em cima como chegas-te à conclusão que se segue, (...)de forma egoísta, porque não dizê-lo, significando sempre e obrigatoriamente respeitar os outros indivíduos,(..)"
Moral: conjunto de normas e costumes que os indivíduos devem respeitar para poderem viver em conjunto, em sociedade.
Poderemos assim concluir que cada grupo ou sociedade tem a sua moral?! E que dentro de uma sociedade existem várias morais?!

Bom tenho dito
Bom Fim-de-semana :)
Almada

Gandim disse...

Almada:
eu não imponho a minha opinião, a impor, apenas os factos como fundamento de verdades, pois até as verdades se apoiam muitas vezes em perspectivas, e cada um tem a sua, obviamente!
Referi que a Lei do Tabaco seria hipócrita porque me parece absurdo haver uma lei que impõe de forma coerciva algo que deveria ser normal e prática comum de gente cíveica e de bom senso. Mas certo e sabido é que, para gente hipócrita, leis hipócritas (governos, Estados, etc.). Sim, acho que dentro de uma certa relatividade, cada um tem o que merece!
Acharia bem que o dono ou responsável por um espaço tentasse educar as pessoas que o frequentam, assim como eu o faço se vir algum amigo a cuspir para o chão ou a colar burries no sofá da minha sala, agora acho muito mal criarem-se posturas de delacção e repressão.
Aqui chegamos ao ponto fundamental da questão:
1. EDUCAR não é necessariamente REPRIMIR!
2. ANIMAIS e PESSOAS (ainda que crianças) não são exactamente a mesma coisa; não é possível chamar um animal à razão (embora com alguns, nomeadamente os gatos, se consiga fazer passar uma noção de forma inteligente, com tempo, com insistência e não com brutidade momentânea. Já o fiz com vários gatos, nunca o consegui com cães)

Ética:
1. todo os seres humanos são egoistas por natureza
2. todos os seres humanos são condicionalmente (como condição humana, quero dizer) livres(livre-arbítrio!)
3. todos os seres humanos que se prezem (há uns naturalmente filhos da puta, ou será que aprenderam a ser assim!?) querem ser felizes e tendem para a aprendizagem, crescimento, amadurecimento...
4. há uma imposição ética (e também moral) que é a de respeitar os demais seres humanos na sua individualidade
5. ser-se egoista é a melhor forma de nos respeitarmos uns aos outros:
"Eu quero ser feliz!... para ser feliz preciso dos outros porque vivo em sociedade... para os outros estarem bem precisam de ser felizes... faço tanto pela felicidade dos outros como pela minha, porque tudo e todos estamos ligados"

Moral:
sim, há tantas morais quantas religiões e grupos mais ou menos homogéneos entre si houverem!

ÉTICA HÁ SÓ UMA!!!

;)

Anonymous disse...

Bom...

Fazer queixa a ASAE como denunciou o nosso amigo anónimo parece-me ser uma boa coisa a fazer. Afinal, esses locais estão a cometer uma ilegalidade e têm de ser chamados a responder por eles. PONTO FINAL.
Não compreendo em que medida é que isso vai contra alguma lei moral ou princípio ético.

Hip 1: O sr. do bar diz: Não se fuma aqui. E ninguém fuma.

Hip2: O gandim escreve no blog e espera que cada pessoa que vá aquele bar deixe de fumar no interior. Mais difícil.

A hip1 parece-me bem mais aceitável. :)

Filosoficamente falando... ehehhe... talvez dar uma lista de bibliografia? Mas comecemos pelo princípio, que neste caso até é virtude: Ética a Nicómaco do tão antigo Aristóteles tem muito a ensinar.

:)

Inté
MEM