terça-feira, 29 de março de 2011

Rock 'N' Roll no feminino, gajas poderosas e vozes fantásticas

A minha alma está parva! Ok, não acredito nessa porção do meu ser, parece-me esquisito. Digo antes que a minha sensibilidade está em delírio, sim!!
Hoje à hora de almoço, enquanto comia, estava a assistir ao programa Conan (Conan O'Brien) e no final aparece-me uma deusa do Rock que me deixou pregado à cadeira, de garfo na mão até terminar a sua actuação. Foi bombástico! A voz, a presença, a sonoridade de rock à antiga... brutal! Lembrei-me, portanto, de partilhar convosco e de fazer um pequeno apanhado de vozes femininas no Rock desde a Janis Joplin até esta menina que conheci hoje, Grace Potter.

Grace Potter
Apareceu hoje na minha vida mas no mundo da música revelou-se em 2006 com a formação 'Grace Potter & The Nocturnals' e o álbum de estreia 'Nothing But The Water'. O novo álbum de 2010, homónimo, está fantástico! Tem um vozeirão que mete medo!!
site oficial . wikipedia . myspace

Diana Piedade
Porquê aparecer nesta listagem? Porque é talvez a melhor voz feminina de Rock a actuar em Portugal. Não sei se merecia ter ganho o Idolos nem me interessa, porque não é programa que veja, mas também não me parece ser um travão na sua ainda curta carreira. É uma referência, sem dúvida!
site . wikipedia . myspace

Joan Osborne
O meu primeiro contacto com ela foi com o tema "What if God Was One Of Us" e depois disso ouvi-a a cantar o tema da Dusty Springfield 'Son Of a Preacher-Man' no álbum 'Early Recordings' de 1996 e fiquei completamente siderado, aliás, todo esse concerto me impressionou! É uma senhora do Rock e Soul.
site oficial . wikipedia . myspace

Melissa Etheridge
Rivaliza com o Joe Cocker em potência, com o Sting em versatilidade e dá show na guitarra. A sua prestação a meias com a Joss Stone nos Grammys de há 2 ou 3 anos, como tributo à Janis Joplin, é considerada uma das melhores performances ao vivo de sempre. Compôs o tema do genérico do documentário de Al Gore "Unconvinient Truth'.
site oficial . wikipedia . myspace

Susan Tedeschi
É uma bomba a cantar, assim num meio termo entre a Melissa Etheridge e a Bonnie Raitt, e toca guitarra que é um abuso! Tem originais muito interessantes em ambiente Rock, Folk e Blues. Costuma participar em concertos de Derek Trucks Band, Eric Clapton e outros da área dos Blues.
site oficial . wikipedia . myspace

Bonnie Raitt
É 'A' senhora dos Blues e do Rock. Tem mais mel na voz do que milhares... milhares? centenas de abelhas nas patas a passarinharem-se pelos favos. Toca slide-guitar que é um espectáculo! Tem alguns duetos muito interessantes com Ray Charles, B.B. King, Eric Clapton e outros.
site oficial . wikipedia . myspace

Janis Joplin
O que dizer deste fenómeno da música Rock? É o verdadeiro animal de palco! Cantou com várias formações na década de '60 e '70 - Kozmic Blues Band, Full Tilt Boogie Band e Big Brother & The Holding Co. - e não durou muito tempo, mas deixou muita coisa boa. O seu álbum 'Pearl', de 1971 está no meu Top10 de sempre.
site oficial . site . wikipedia . myspace


Este post é dedicado à Miró, companheira de banda nos The Ballis Band, que está a poucos feitos de entrar para esta listagem de grandes mulheres do Rock.

Sem comentários: