quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Políticos, empresários e psicopatas

Hoje proponho-vos uma outra forma de ver a realidade da política, do mundo empresarial e de como isto está inquinado. Talvez seja preciso entender que há muitos psicopatas (*) funcionais misturados entre nós e que levam as suas vidas de uma forma interesseira, visando apenas e só o proveito próprio, da sua família ou de um determinado grupo de indivíduos.
Se pensarmos que nos partidos políticos, nos grupos religiosos, nos militares, nas máfias, nos grupos de criminalidade organizada ou até nas praxes académicas há indivíduos destes, dando forma e sentido a um fenómeno que eu denomino (e nunca li em lado algum este termo!) de "ditadura dos sargentos", já podemos ficar a perceber porque é que há pessoas intrinsecamente egoístas, egocêntricas ou puramente más.

Este vídeo, embora apresentado quase como um sketch da Rua Sésamo, é muito interessante para deixar algumas pistas sobre desvios de personalidade e psicopatia.



Referências:
- documentário I Am Fishead de 2011 (no YouTube aqui)
- livro The Psycopath Test também de 2011 (em PDF aqui) por Ron Jonson e entrevista no talkshow Conan de 20.7.2011 e The Late Late Show With Craig Ferguson de 23.02.2012

Estudos e referências complementares:
- psicopatia e olfacto
- o desejo de ser importante


(*) Psicopatia:
«é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições. Apesar da psicopatia ser muito mais frequente nos indivíduos do sexo masculino, também atinge as mulheres, em variados níveis, embora com características diferenciadas e menos específicas que a psicopatia que atinge os homens.
De maneira geral, nos homens, o transtorno tende a ser mais evidente antes dos 15 anos de idade, e nas mulheres pode passar despercebido por muito tempo, principalmente porque as mulheres psicopatas parecem ser mais discretas e menos impulsivas que os homens, e por se tratar de um transtorno de personalidade, o distúrbio tem eclosão evidente no final da adolescência ou começo da idade adulta, por volta dos 18 anos e geralmente acompanha por toda a vida.»
in Wikipedia

Sem comentários: