quarta-feira, 11 de março de 2015

Kanalha, expressões e um site que já é um clássico

Numa conversa no Facebook com uma amiga, a propósito de uma expressão que inventei há mais de uma década e que parece ter finalmente pegado - "há piores / up yours" - embora muitos não acreditem ter sido eu a criá-la, mas isso também não interessa nada, acabei de me aperceber que o site que eu e dois amigos criámos em 1995, dedicado ao nosso grupo de amigos, carinhosamente baptizado de Kanalha, faz este ano 20 anos de existência.

As expressões que usamos são criadas por alguém e muitas das que eu amigos meus usamos nas nossas conversas e no dia-a-dia, foram de facto criadas por nós. Muitas foram adaptadas e a grande maioria foram criadas por outros, mas é sempre um regalo lembrar-me que este site começou por uma brincadeira e que, 20 anos depois, ainda está online!

Este site foi criado no tempo do mIRC, nos primórdios da internet com imagens e no tempo dos modems de 33Kbps... WOW!!!

Deixo-vos não com o site, mas com uma das suas páginas, esta dedicada às expressões:
http://ctanganho.no.sapo.pt/kanalha/dicionario.htm

Ainda sobre o site e o grupo de amigos, tenho de acrescentar o seguinte...

Porquê 'Kanalha'? porque o Velho Barrocas, saudosa personagem que viveu na rua onde curiosamente hoje eu vivo e há mais de 20 anos atrás passava as minhas tardes e noites, na Garagem do Gordo, ocasionalmente aparecia aos berros a bater com um pau de marmeleiro no portão da garagem e a proferir uma frase que ficou para a história e hoje, depois dele ter morrido e da sua casa ter sido demolida, fica para sempre: "canalha dum cabrão, andam só a gozar com o velho". Convém dizer que não fazíamos nada, na altura, que os adolescentes normais não fizessem e de facto, salvo raras excepções, não gozávamos com ele, mas o desgraçado não gostava das movimentações que muitas vezes as mais de 15 motorizadas levavam a cabo nas proximidades da sua casa, praticamente ao lado da referida garagem... pois, era um martírio para ele!!

Sem comentários: