terça-feira, 13 de outubro de 2009

Com amigos destes... parte 2

...em resposta a um comentário e ainda a continuação do post anterior:

Como toda a regra tem a sua excepção, a "Ópera do Malandro" é a minha quanto a musicais. Até hoje, nada mais pegou porque não gosto do género e do conceito. Ou bem que é um concerto e cantam e dançam, ou então é um filme ou peça de teatro e actuam sem trautear melodias... vá lá um assobio! Já tentei ver óperas rock do Frank Zappa, The Who ou Beatles, musicais clássicos do Frank Sinatra, Dean Martin, Gene Kelly, Fred Astaire, as pirosadas do Andrew Lloyd Webber e até tentei desesperadamente assistir a filmes como o Mamma Mia, Moulin Rouge e Chicago, mas sempre sem sucesso. Não consigo! É como chupar um daqueles rebuçados de limão super ácidos, que aparecem à venda na altura do Carnaval em que só um idiota repete e come um segundo rebuçado! (excepto o meu amigo Zé Miguel, que os comia sem problemas e nem o primeiro serviu de partida porque ele gostou imediatamente do efeito... weirdo!).

Cada um gosta do que gosta e eu até admito que os Abba têm as músicas muito bem feitinhas segundo a receita comercial e até talvez com um cheirinho a algo mais alternativo (não sei é precisar bem o quê!), com jogos de vozes interessantes, melodias que ficam no ouvido (então não!?) e toda uma parafernália de fatiotas e penteados que assustariam o próprio Liberacce, mas daí até vir a gostar das suas músicas é um esticão!

Já o Lloyd Webber é o cúmulo da piroseira em todo o seu esplendor ...reparem como saltei de Abba, genuinamente kitsch's, para Andrew Lloyd Webber sem grande dificuldade... Algo que se revelaria a priori uma tarefa hercúlea, dada a extrema dificuldade em distinguir coisas tão idênticas em género e estilo. Como em tudo na vida, é uma questão de distanciamento e perspectiva, e ainda assim, perto consigo ver as ténues diferenças, já longe... não!

Por favor deixem o Chico Buarque fora desta caldeirada, ok!?

4 comentários:

RAFI disse...

A ópera do malandro nem é 100% original, pois tem "covers" adaptados, como é o caso do Mack the Knife;

É tipo o Moulin Rouge, experiência cinematográfica completamente alucinante e bem conseguida;

Os Beatles não têm qualquer ópera-rock;

Também não sou um fã do género "musical", mas como gosto de coisas bem feitas... há alguns que se safam... o Chico Buarque, uns dirão... até ele fez um musical...;

Além disso, a minha profecia diz, singelamente "um dia". Não vais gostar já. Mas os bastiões cairão. Um dia.

Gandim disse...

Os Beatles têm o "Yellow Submarine" que é considerado por muitos como uma espécie de ópera rock... ou pop, talvez!

O Chico Buarque têm 2 óperas "rock" ("O Grande Circo Místico" e a "Ópera do Malandro") e qual é o problema de ter uma versão (não cover!!) do tema "Die Moritat von Mackie Messer"?? É apenas e só um justo tributo a Kurt Weill e Bertolt Brecht.

"Coisas bem feitas"???
ok, o Tony Carreira e o seu staff são fantásticos a roubar temas de cantores de charme sul americanos, e também um pouco por todo o mundo, e a fazer passá-los por seus (registados em Portugal como seus!!), muitas vezes apenas mudando a letra para português e não se dando ao trabalho de alterar minimamente melodias e arranjos instrumentais e vocais; os seus concertos estão muito bem organizados em termos de logística, luzes e ambiente, com excelentes músicos (muitos deles de jazz q não ganham nem 1 décimo noutras formações ou até a dar aulas) e bailarinas; os fãs são às dezenas de milhares e organizam-se em clubes que o acompanham pelo mundo fora, os seus concertos são um sucesso comercial inigualável em Portugal, vende cd's e dvd's como nenhum outro músico ou banda neste país e no estrangeiro... e o que é que isso significa, que é bom!?
Coisas bem feitas não é condição sine qua non para que sejam boas.

E por falar em musicais, o Lloyd Weber e o La Féria podem ir comer um cão cheio de pulgas! Pirosos do demo!!

Gandim disse...

Tu com os Abba e os musicais e o meu pai e o meu avô com o peixe e o marisco... se não gostei até agora, que já amadureci o suficiente para ser considerado um adulto, não vou gostar nunca!

Gandim disse...

já agora, referir que também tentei ver o filme "The Producers" do Mel Gibsone só consegui ver o bocadinho em que aparece pela primeira vez a Uma Thurman vestida de branco... não posso com a cantoria e a dança!