quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"Whatever Works"

Hoje assisti a um dos melhores filmes que o Woody Allen já teve a oportunidade de fazer: Whatever Works
O argumento, de tão simples que se revela a história que lhe dá o mote, é verdadeiramente genial. Os diálogos estão brutalmente bem escritos, as relações entre as personagens e as características que as definem são complexamente fantásticas e todo o enredo, surpreendendo quanto baste - depois de ler e ver alguns filmes dele, já dá para ir tendo uma noção do "ridículo" a que ele as sujeita e da ironia que acompanha inevitavelmente os seus percursos durante o desenrolar da trama - tem vários e saborosos twists à medida que a coisa se vai resolvendo e caminhando para o final.
A performance de Larry David (co-creador da série Seinfeld, autor e actor da série Curb Your Enthusiasm e standup comedian) é deliciosa e está, no mínimo, equiparada às interpretações do Woody Allen neste tipo de personagem, nitidamente influenciada por Woody Allen ao nível do conteúdo e pelo próprio Larry David ao nível da forma, que vem trazer uma mais valia que lhe é tão característica: humor, ironia e mau feitio.
Quanto a mim, está ao nível do melhor que já fez, nomeadamente com Deconstructing Harry (1997), Manhattan (1979), Annie Hall (1977) ou Bananas (1971). Um must see!!

Sem comentários: