domingo, 25 de outubro de 2009

Música de levar à cabeçada

Não sei se isto acontece com mais alguém ou se é fruto única e exclusivamente da minha pessoa. Assim, fruta da época mas sendo a época eu, ou eu a fruta ou... não interessa... De quando em vez ouço uma música na rádio já no final e não apanho o nome de quem canta, ou aparece num reclame na televisão e não tenho como descobrir de quem é o tema original ou a versão apresentada, passa um carro com a música alta e não dá tempo de perguntar ao condutor, num bar muito movimentado perde-se a oportunidade de perguntar por aquele tema entretanto já tinha passado há algum tempo e o dj não se lembra qual era o cd, entre muitos outros cenários. É algo que me sucede desde puto e é verdade que entretanto apareceram algumas ferramentas que ajudam a desvendar estes pequenos e persistentes mistérios, mas o mais engraçado acontece quando a resposta se nos é revelada quase do nada exactamente num momento em que já não nos lembrávamos ou que até tínhamos perdido a esperança, estas são das coincidências mais saborosas que já tenho provado.

Quando era muito gaiato havia uma publicidade na televisão aos gelados Maxibom da Camy (Nestlé) com uma música muito engraçada que era um cruzamento bem disposto entre rock 'n roll alatinado e música africana, assim meio tribal meio conga-line, que só hoje descobri de quem é a versão original. Demorou perto de 20 anos porque nunca consegui saber o título do tema, embora já o tivesse ouvido na rádio, na televisão e em bandas sonoras de filmes. Ou era em programas de autor na rádio sem playlist ou sem informação disponível no site, ou era na televisão e a música aparecia em background ou incompleta em medleys, ou em filmes que não tinham esse tema na banda sonora em cd e, portanto, indisponível na informação detalhada que aparece nos sites tipo imdb ou outros do género.

Hoje, quase sem querer, o que significa dizer que era de outra coisa que andava à procura, dei com uns temas de Miriam Majeba, verdadeira lenda da música africana e do Jazz que faleceu em Novembro de 2008, e lá pelo meio aparecia a tal música bem disposta pela qual tanto procurei e tantas vezes trauteei e assobiei quase até à exaustão, num daqueles caricatos momentos em que sabe bem inicialmente mas que passadas oito horas com a mesma melodia na cabeça, a entrecortar todo e qualquer pensamento que nos aparece, especialmente quando chega ao ponto de serem outras pessoas, irritadas com o facto, a fazerem-nos dar conta de que parecemos um disco riscado e por fim só nos apetece dar cabeçadas na parede para fazer com que a tortura acabe de uma vez... Inclusivamente, cheguei a tocá-la ao vivo numa espécie de "cheirinho", pelo meio de um tema de reggae que se criou numa jam session com músicos amigos.

Miriam Makeba, "Pata Pata"

2 comentários:

Marius disse...

Shazam! aplicação para iTelefone que identifica a música que estejas a ouvir. quando funciona é excelente, mas de x em quando não reconhece a musica e aí torna-se um bocadinho frustrante... esta por exemplo não reconhece.

Cristina disse...

Isto aconteceu-me (entre outras vezes) com uma música para a qual o meu irmão me chamou a atenção (ele andou a bater mal mais tempo que eu). Era uma música de um anúncio da MTV, com uns putos a fazer freestyle com yo-yo.. grande parte do anúncio era acompanhado com um instrumental que tornava mais complicada a pesquisa. Um dia entro no carro do Pedro Cravo e BAM(!) a música começa... senti que o universo estava a tocar e cantar para mim!!!
The Postal Service - Such great heights