quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Álbuns "revolucionários"

Ok, para começar já coloquei "revolucionários" entre aspas logo no título, eheh!
No seguimento do post anterior, lembrei-me de fazer o mesmo mas com álbuns. Para quem tiver paciência de ler e até comentar, criticando, claro está, irá ver que há ligações entre músicos/bandas do post anterior e os álbuns deste.
Atenção que não estão por ordem cronológica ou de preferência...

The Dark Side Of The Moon - simplesmente fabuloso, ao nível das melhores criações levadas a cabo pela própria Natureza

The Wall - logo depois vem este, que além de ter muita coisa boa em termos de música, é um verdadeiro marco histórico

Abbey Road - o melhor álbum dos Beatles, um dos primeiros álbuns conceptuais de sempre

White Album - o que dizer desta pérola, só que a coloco em 2º na lista de álbuns dos Beatles

News Of The World - para mim, o melhor álbum dos Queen que comporta 2 das suas melhores e mais abrangentes músicas em termos de qualidade e quantidade de estilos: "It's Late" e "Spread Your Wings And Fly"

Day at The Races - embora o "Bohemian Rhapsody" esteja no Night at The Opera, este álbum é melhor, mas há quem ache que se deva considerar os dois como um só, como os Queen queriam ter feito se não fosse a imposição da editora na altura

In Concert - o álbum mais carismático dos Doors e que nem sequer é um álbum, lol, passo a explicar... é uma compilação "live" de 3 prestações ao vivo da banda que já tinham saído em vinil: Absolutly Live, Alive She Cried e Live at The Hollywood Bowl; tive várias cópias feitas destes dois cd's porque se gastavam/riscavam nas festas em que os ouvíamos quase até à exaustão; outro álbum com o mesmo nome é o da Janis Joplin que também passou inúmeras vezes em festas

An American Prayer - o álbum mais simbólico dos Doors e nem sequer é creditado à banda... ehehe, mais um equívoco: é um álbum com gravações de narrações do Jim Morrison com música da banda; ainda hoje me faz muitas vezes companhia

Made in Japan - mais um álbum com performances ao vivo que se tornaram inesquecíveis, desta feita pelos Deep Purple

Pearl - um álbum fantástico da Janis Joplin, todos os temas são 5*!

Transformer - quanto a mim, o melhor álbum do Lou Reed e com um som impressionante; ainda vacilei entre este e o Berlin

Ok Computer - The Bends é bom, mas o Ok Computer é melhor!!

Waiting For The Punchline – um álbum fantástico de uma das minhas bandas preferidas, os Extreme

Jagged Little Pill - quando saiu, deu a volta à cabeça e à sensibilidade de muita gente, eu incluído

'Té Já - o álbum que me deu a conhecer o Jorge Palma

Very Sentimental e Mundo Catita - parecendo que não, Irmãos Catita foram muito importantes para mim porque, a par com Monty Python, marcaram o meu sentido de humor de forma irreversível e isso também aparece de forma patente na minha música

Thick as a Brick - um álbum conceptual de deixar a cara à banda!!

III - quanto a mim é o melhor álbum dos Chicago; aquele tema do poema é uma desconstrução mental assombrosa

Tapestry - um álbum fantástico da Carole King

Sweet Baby James - alguns dos melhores temas de James Taylor apareceram neste álbum

Teaser And The Firecat - belo álbum de Cat Stevens, antes de se passar do sentido, fugir de tudo e todos, passar anos incomunicável e voltar com o nome de Yusuf Islam; ganda maluco!

In The Flesh - podia ter escolhido o Amused To Death ou o The Pros And Cons Of Hitch-Hiking do Roger Waters como o melhor álbum, mas assim a escolha cai para os dois lados porque é a compilção de quase todos os temas num álbum ao vivo; vi este concerto no Pavilhão Atlântico... brutal!

Prenda Minha - como álbum de estúdio não me diz grande coisa, mas a versão ao vivo com o mesmo nome, e tendo visto o concerto no Coliseu, principalmente depois de mais de uma década sem o Caetano Veloso ter vindo a Portugal, é algo que mexe muito comigo

Stripped - um dos primeiros álbuns (Rolling Stones), a par com os MTV Unplugged de Eric Clapton e de Rod Stewart, a abrir-me a sensibilidade para as potencialidades do ambiente acústico, uma vez que na altura só queria era guitarradas e distorção

Desperado - os Eagles têm muita coisa boa, mas este é algo que fica para os anais

Fight For Your Mind - O Ben Harper tem muita coisa boa, mas este é o melhor e o que mais me tocou

The Best Of Bob Dylan - ok, ele tem "N" álbuns marcantes, mas sem dúvida que o melhor é mesmo compilar os seus temas mais característicos e, se possível, tocados por outras bandas! lol

August & Everything After - uma delicia de álbum, mas há outros também muito bons dos Counting Crows

Crash - estive muito indeciso entre este e o Under The Table And Dreaming, ambos da DMB, mas este é o que tem os temas "Crash Into Me" e "#41", por isso...

Early Recordings - este álbum ao vivo da Joan Osborne é um colosso e não faz propriamente sombra aos seus álbuns de estúdio, mas é sem dúvida o que eu mais gosto, muito por causa da sua versão do tema da Dusty Springfield ("Son Of a Preacher-Man")

24 Nighst - já tinha falado no Unplugged, mas este é o melhor dele

Tuesday Night Music Club - o primeiro de muitos bons álbuns de Sheryl Crow, sem dúvida o mais marcante

Chasing Daylight - o melhor entre muitos bons de Sister Hazel

Diamonds And Pearls - belíssimo álbum de Prince, mas ele também tem o The Love Symbol Album e o próprio Purple Rain

Bachelor No. 2 - o melhor da Aimee Mann, a par com a banda sonora do filme Magnólia

When The Pawn - é um colosso da Fiona Apple

Acoustic Extravaganza - álbum muito interessante da KT Tunstall, acústico de estúdio e sem o toque da MTV

Tatuagem - um álbum fantástico da Mafalda Veiga, alguém que eu admiro muito pela composição dos temas, mas também pela simplicidade na vida e no palco

No Need To Argue - não tanto pelo álbum em si (The Cranberries), mas pela altura em que entrou na minha vida e como me influenciou musicalmente, numa altura em que eu compunha e fazia arranjos de temas nos JusyBlazz

Kazoo - um álbum que mudou muita coisa em mim e a vários níveis (Clã); apaixonei-me por ele e com ele; a voz da Manuela Azevedo a cantar o tema "Problema de Expressão" ficará para sempre gravado na minha memória

Rock in Rio Douro - (GNR) um álbum de uma banda que aprecio mais pelo geral (músicas) do que pelo particular (letras)

Cocoon Crash - (K's Choice) uma verdadeira revolução na minha sensibilidade; os jogos de vozes são assombrosos!!

Circus - ui! que coisa fantástica que o Lenny Kravitz se lembrou de fazer

Magnólia - o álbum da Lúcia Moniz que me fez perceber que ainda um dia destes quero trabalhar com o Nuno Bettencourt na produção de um álbum de músicas minhas

Tempo - não era fácil escolher entre este e o Viagens de Pedro Abrunhosa, mas acho que este é mais maduro e tem mais qualidade

Out Of Time - belo álbum de R.E.M.

I've Been Expecting You - o Robbie Williams nunca mais foi o mesmo depois de se desligar de Guy Chambers, com muita pena minha

Abraxas - o melhor de Carlos Santana

Scream - além de fazer coisas fantásticas com os K's Choice, Sarah Bettens ainda se lembra de fazer esta pérola a solo

Achtung Baby - os U2 é uma banda que hoje em dia não posso nem ver... ichh!, mas este álbum está brutal

Vitalogy - talvez o melhor dos Pearl Jam

Back in Black - há qualquer coisa de extraordinário e libertador nas músicas dos ACDC e este álbum é o que electricidade traz ao mundo da música

Music For Nations - bela malha, este álbum de André Indiana!

These Days - os Bon Jovi têm tanto de bom como de piroso, mas eu gosto e adoro este álbum

Prolonging The Magic - quando ouvi um dia, quase por acaso, o tema "Sheep Go To Heaven" dos Cake, mal eu sabia que iria ter uma adoração por tudo o que eles fazem, este á o melhor álbum deles

Brothers in Arms - talvez o melhor dos Dire Straits

The Colour And The Shape - acho o melhor dos Foo Fighters

Dookie - (Green Day) quando saiu foi uma verdadeira injecção de adrenalina

Peasants, Pigs & Astronauts - o melhor dos Kula SHaker

O Monstro Precisa de Amigos - e a música portuguesa precisa de Ornatos Violeta!

Blood Sugar Sex Magik - o melhor dos Red Hot Chilli Peppers, assim a par com o Californication

Stoosh - tive dificuldade entre escolher este e o Post Orgasmic Chill dos Sunk Anansie

A Tribute To a Work in Progress - belo título e belo álbum dos Black Crowes

Dados Viciados - os Xutos são os Xutos!

Undiscovered - fantástico primeiro álbum de James Morrison

Mi Nina Lola - belo trabalho da Buika

La Revancha del Tango - Gotan Project é um projecto fantástico e o primeiro álbum continua a ser o melhor

Cinema - algo verdadeiramente transcendente criado por Rodrigo Leão

Lunas Rotas - bom álbum de Rosana

Pharmácia Ananáz - (Comme Restus) o melhor do rock pesado em Portugal

Simple Things - a par com "When it Falls", são dois belíssimos álbuns de Zero 7, uma banda que admiro muito

Agaetis Byrjun - os Sigur Ros fazem muito mais que música, criam verdadeiras paisagens musicais que me deixam verdadeiramente siderado; se não conhecem, deviam ir presos porque é um crime!!

Bullit - a melhor banda sonora original

Desperado - a melhor banda sonora tipo compilação

Dan in Real Life - recentemente vi este filme e conheci Sondre Lerche que é um músico de mão cheia e tem álbuns muito bons: Phantom Punch, por exemplo

Where The Light is, Live in Los Angeles - é um álbum ao vivo de John Mayer que me deixa ko!

The Gabe Dixon Band - entrou directamente para os tops assim que o experienciei auditiva e sensivelmente

2 comentários:

Anonymous disse...

Consigo fechar os olhos e ouvir essa banda sonora que não me larga a cabeça, estou neste momento com Roger Waters na cabeça...O que nos torna especiais é a forma como sentimos as coisas...

Gandim disse...

sem dúvida, mas se cada um sente as coisas à sua maneira, não seremos todos de certa forma especiais?
é tudo uma questão de perspectiva, mas de facto há quem ligue a pormenores e sentimentos que outros não ligam ou não têm, mas acho que não é característica definitiva e irreversível, qualquer pessoa pode ser educada para começar a gostar de algo que, até aí, nunca tinha experenciado de forma natural.