sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ornatos, música e uma noite mágica

Ornatos Violeta - Coliseu de Lisboa 25.10.2012
Foi uma noite épica, memorável!!

Voltei a vê-los - tal como em 1997, 98, 99 e 2000 - e a admirá-los principalmente pela sua simplicidade e carácter. Em palco transmitem emoção, sensibilidade e uma energia invulgar. As letras são um colosso e a música, de tão crua e verdadeira, estremece e arrepia. Para mim, é um arrebatar de emoções muito fortes que despertam a consciência e muitas memórias meio escondidas. Sou um fã incondicional de Ornatos Violeta e de Manuel Cruz (Pluto e outros projectos seus são pérolas que guardo na minha discoteca).

Ontem assisti a um belíssimo concerto de celebração e tributo ao que de melhor existe na Música, no mundo das bandas e na amizade. Bem hajam!!

Deixo aqui um agradecimento especial ao meu irmão, com quem partilho amizade, sensibilidade musical e muito mais, pois foi ele que me ofereceu o bilhete.

A noite de ontem ficará para a história! Um verdadeiro marco nas nossas vidas, dado que os Ornatos Violeta funcionaram como a primeira ponte artística entre nós, quando em 1997, tinha eu 19 anos e ele 13, começámos a atinar como amigos e músicos. Eu já vivia a música com outra intensidade desde 1992, quando comecei a tocar guitarra e a compor, mas creio que o meu irmão começou a dar os primeiros passos precisamente nessa altura - e na mesma viola acústica que partilhávamos também com o nosso pai - coincidindo com as primeiras vezes que se ouviu o 'Cão' lá em casa. Lembro-me perfeitamente que no ano seguinte, em 1998, já tocávamos a 'Chaga' juntos. Mais tarde, em 2007, 10 anos depois, criámos a Kazoo Love Orchestra com uma amiga nossa, e voltámos aos palcos juntos (já tínhamos tocado e cantado juntos nos Why entre 2005 e 2006) para tocar precisamente a 'Chaga' como tema de encore das nossas actuações. O ponto alto deu-se na Festa do Avante em 2008, quando tocámos para milhares de pessoas e regressámos ao palco para interpretar a 'Chaga' a duas guitarras e a três vozes. Foi fantástico e nunca mais me esqueço disso!

E o magano vai lá hoje outra vez... :)

Sem comentários: