domingo, 11 de novembro de 2012

Música, concerto e agradecimentos

Partilho aqui o agradecimento que publiquei no Facebook, depois do concerto de há pouco na Sociedade Harmonia Eborense

'Quero agradecer, em meu nome e dos músicos que me acompanharam, à Harmonia, pelo convite e apoio, ao Fernando Mendes pelo esforço redobrado na logística e parte técnica, à Marisa Dias pelo fantástico cartaz, mas principalmente a quem lá foi fazer-nos companhia numa noite muito especial! Naquela casa respira-se uma energia característica e marcante e isso esteve presente ao longo do concerto. Foi, para mim, um gozo e um orgulho singular que quero, aqui, partilhar convosco.

Estes concertos que temos vindo a montar desde Agosto, e que ainda vão ganhando forma e consistência com a experiência de palco e as vossas reacções, vivem de muita entrega, boa disposição, algum trabalho e de um revivalismo saudável à volta das bandas e projectos por onde passei (passámos) nos últimos 20 anos e, sejam/fossem de originais, covers ou tributo, trata-se do culminar de muitas tardadas, noitadas, conversas e petiscos, viagens e actuações, sacrifícios e discussões interessantes que me têm feito crescer como músico e como pessoa. Tem sido uma viagem rica e variada, cheia de sítios, pessoas e melodias que me enchem o espírito com vontade de continuar. Aquele ‘obrigado por este momento’ ou aquela referência simpática a um tema, melodia ou vocalização, é como um elixir para quem se dedica de alma e coração a algo que é tão importante e necessário como respirar. Entendo a música como uma linguagem que nos aproxima como seres sensíveis, independentemente daquilo que nos possa separar social ou individualmente e que encurta distâncias físicas, tornando-nos mais simples, humildes e atentos ao que realmente interessa nesta vida.

Aproveito para deixar aqui um abraço a quem me tem acompanhado e a quem tenho eu feito companhia também, no que à música eborense diz respeito. Digo-o de peito cheio, que Évora é uma cidade com imenso valor, particularmente na Música. Vejo muita gente interessante e interessada por aqui! Há muita coisa boa a fervilhar, a surgir e também muito orgulho e brio no que está para trás, no que se fez e no que não pesa na nossa memória colectiva, sendo sempre agradável de recordar e apreciar.

Para mim, fecha-se um ciclo que teve início há 20 anos atrás, ao mesmo tempo que se abrem portas para algo, não muito diferente, mas com outra forma e consistência… mais organizado, com outro método e efeitos práticos a curto prazo. Refiro-me à gravação de temas que há muito carecem de um registo material.

Um último agradecimento especial e um abraço aos meus amigos músicos que oferecem a sua sensibilidade para enriquecer as minhas músicas.

Obrigado mais uma vez e boa noite.'

Sem comentários: