quarta-feira, 8 de março de 2006

Expressões alentejanas

A cultura alentejana é rica e farta em expressões originais e singulares, entre elas estão duas que eu aprecio imenso (“…afalfá-las!” lol) mas nem sempre as uso: “homessa!?” e “vá a ver!”. A primeira é uma expressão típica e muito utilizada pelo meu avô; a segunda é comummente utilizada por quase todos os alentejanos. O meu avô diz homessa a por tudo e por nada, qualquer coisa serve para ele se espantar. O vá a ver já é uma expressão mais generalizada, até os bimbos têm o “à’lá’ber!”, mas eles utilizam-na no início de uma frase e nós no fim, para arrematar, de forma inteligente, uma intenção ou vontade de fazer algo, por exemplo: “Oh Zéi! Tou chei'da fome. Vamo’z’ali até à tasca do Ti’Maneli comer uns torresmos e beber umas minis… vá ver!” c.q.d.

5 comentários:

Zé Pikeno disse...

Ora Viva!

Já faz tempo que não comentava nada aqui e hoje ao ler este post sobre "expressões alentejanas" resolvi tirar um excerto da minha futura tese. São expressões ligadas ao cante alentejano e que se ouvem enquando se cantam as modas:

...Existem determinadas expressões que, por vezes se ouvem de qualquer um dos membros do grupo, de modo a exigir que o ponto ou qualquer dos restantes membros execute a moda de forma diferente. Estas expressões vão condicionar a execução da moda, do ponto de vista estético e estão associadas a códigos e populismos que só os executantes é que os conhecem. Ouvem-se então expressões como: “Pica mais a moda!” ; “Está puxada!”; “Está ciumenta!”; “Não lhe deixem tanto o rabo”; “Está alta”; “Está baixa”, “Vamos armar em termo”...

Abraço

Zé Pikeno

Anonymous disse...

Bem! Estou deveras surpreendido. Para quando sai essa tese?

Cumprimentos do
Verde

Zé Pikeno disse...

Se tudo correr bem sairá em Julho/Agosto. É uma tese de mestrado sobre o cante alentejano, tendo uma aplicação pedagógica em crianças e não uma tese sobre expressões alentejanas :)

Abraço

Zé Pikeno

manel disse...

Cuidado!!!
É favor nam utilizar o meu nome em vão!!!
Mt Obrigado.
:)))

Gandim disse...

Grande Zé Pikeno!
Fantástica essa ideia para uma tese de mestrado. Estaremos cá para dar o devido apreço e os justos parabéns.
abraço e bom trabalho ;)