A cultura alentejana é rica e farta em expressões originais e singulares, entre elas estão duas que eu aprecio imenso (“…afalfá-las!” lol) mas nem sempre as uso: “homessa!?” e “vá a ver!”. A primeira é uma expressão típica e muito utilizada pelo meu avô; a segunda é comummente utilizada por quase todos os alentejanos. O meu avô diz homessa a por tudo e por nada, qualquer coisa serve para ele se espantar. O vá a ver já é uma expressão mais generalizada, até os bimbos têm o “à’lá’ber!”, mas eles utilizam-na no início de uma frase e nós no fim, para arrematar, de forma inteligente, uma intenção ou vontade de fazer algo, por exemplo: “Oh Zéi! Tou chei'da fome. Vamo’z’ali até à tasca do Ti’Maneli comer uns torresmos e beber umas minis… vá ver!” c.q.d.
5 comentários:
Ora Viva!
Já faz tempo que não comentava nada aqui e hoje ao ler este post sobre "expressões alentejanas" resolvi tirar um excerto da minha futura tese. São expressões ligadas ao cante alentejano e que se ouvem enquando se cantam as modas:
...Existem determinadas expressões que, por vezes se ouvem de qualquer um dos membros do grupo, de modo a exigir que o ponto ou qualquer dos restantes membros execute a moda de forma diferente. Estas expressões vão condicionar a execução da moda, do ponto de vista estético e estão associadas a códigos e populismos que só os executantes é que os conhecem. Ouvem-se então expressões como: “Pica mais a moda!” ; “Está puxada!”; “Está ciumenta!”; “Não lhe deixem tanto o rabo”; “Está alta”; “Está baixa”, “Vamos armar em termo”...
Abraço
Zé Pikeno
Bem! Estou deveras surpreendido. Para quando sai essa tese?
Cumprimentos do
Verde
Se tudo correr bem sairá em Julho/Agosto. É uma tese de mestrado sobre o cante alentejano, tendo uma aplicação pedagógica em crianças e não uma tese sobre expressões alentejanas :)
Abraço
Zé Pikeno
Cuidado!!!
É favor nam utilizar o meu nome em vão!!!
Mt Obrigado.
:)))
Grande Zé Pikeno!
Fantástica essa ideia para uma tese de mestrado. Estaremos cá para dar o devido apreço e os justos parabéns.
abraço e bom trabalho ;)
Enviar um comentário