sábado, 9 de junho de 2007

Bang!

A televisão dá-nos com cada coisa que por vezes até arrepia. Talvez o princípio e o próprio título do post possam parecer enganadores, pois não me refiro a nenhum documentário sobre a criação do Universo ou a génese da vida na Terra, falo sim de publicidade na TV. Sou perfeitamente capaz de admitir que os detergentes da TV Shop, como por exemplo o Cilit Bang (é de arrepiar, a capacidade imaginativa deste vosso narrador quanto a títulos para posts, não?), tenham de facto aquela capacidade de limpeza a fundo e removam a sujidade entranhada, a morraça encrostada, as bactérias, os germes e afins, mas custa-me acreditar que alguém possa ter o chão ou a bancada da cozinha naquele preparo como aparece na demonstração do reclame. Ninguém que tenha dinheiro para gastar em detergentes vive naquele desasseio, numa perfeita imundice! Tudo bem, eu também já fui estudante universitário, vivi com colegas numa casa longe dos pais, com a loiça a acumular-se muito para além do bom senso e da razoabilidade em termos estéticos e artísticos, desafiando muitas vezes algumas das mais futurísticas obras do Siza Vieira, mas fundamentalmente desafiando todo o tipo de códigos sanitários e de higiene, mas seja como for, aquilo que o reclame nos dá a mostrar é o cúmulo da porcaria. Nem uma barraca com teto de Lusalite, portas a 25cm do chão e as caixas da fossa abertas a pouco mais de 2m da porta da entrada chega aquele ponto. É pura ficção e se o não for deviam exibir aquela frase mítica do “qualquer semelhança entre a ficção e a realidade será pura coincidência” a acompanhar as imagens. Caso seja verdade e sendo por incapacidade, sem dúvida que a nossa solidariedade deveria chegar a essas pessoas, mais do que simplesmente comprando uma lata de atum e um pacote de arroz para entregar ao Banco Alimentar à saída do hipermercado na melancolia de um passeio domingueiro em família, deixando-nos, por momentos, de consciência leve e tranquila, mas se for por desmazelo, então prefiro nem saber de quem possa viver nesse estado. Nesse caso só tenho um comentário: “alimpa-te Saraiva!!!”

5 comentários:

Anonymous disse...

Nunca deves ter visto as reportagens que os canais televisivos deram, aquando a ASAE fiscalizou os restaurantes chineses, se bem me lembro estavam muito mas muito piores, acho que nem o cilit safava aquilo...

Gandim disse...

não me lembro da reportagem porque (talvez felizmente) não a vi, mas recordo-me muito bem da dor de barriga que tive depois da minha última visita a um desses locais inóspitos... estava em formação em Lisboa e passei a noite toda a andar de um lado para o outro em boxers e t-shirt no corredor do piso 8 do hotel sem me afastar muito do meu quarto. Mas orgulho-me a dizer que não vomito desde a passagem de ano de 97/98!

Anonymous disse...

lol...
Fico contente por não teres visto a reportagem, eu após ter visto essa reportagem, nunca mais consegui entrar num restaurante chinês...chamem-me maluco, mas a mim nunca mais me apanham lá...

Gandim disse...

acredito nisso e estou contigo, mas quantos serão os restaurantes ditos "normais" que farão porcarias do pior!? Hipocrisias à parte, tento sempre ser simpático com os empregados para não me cuspirem para o bife.

Anonymous disse...

hehe tb tenho medo que me cuspam na porcaria do bife, especialmente quando vem mal passado, e depois peço para passar mais um bocadinho, fico sempre com a sensação que alguém lhe manda uma escarradela...