"O que se passa com o tempo?" perguntam as pessoas.
O quê? Então andam a dar cabo do planeta aos poucos e ainda perguntam inocentemente como se fosse capricho do tempo? E muita sorte temos nós em não termos ciclones, sismos fortes, maremotos e tsunamis, porque este é um país de brandos costumes até para os fenómenos meteorológicos.
Façam um favor a todos nós que cá andam e aos que estão por vir:
Poupem electricidade:
- regulem os monitores dos computadores para activarem o screensaver após 2m sem uso e desligarem após 5m
- retirem os transformadores de telemóveis e outros equipamentos das tomadas se não estão a carregar
- desliguem no botão as televisões, aparelhagens, leitores de vídeo e sistemas de som (em stand-by consomem e vocês pagam no final do mês)
Poupem água:
- cuidado com as lavagens de carros, motas e regas de jardim
- tenham um balde e usem-no para guardar a água do banho enquanto não está à temperatura que querem
- usem a água do balde em vez do autoclismo
Separem o lixo:
- não custa nada separar o lixo e não é preciso terem uns contentores ou baldes caseiros todos pipis, às vezes basta uns sacos de plástico na despensa para o papel, outro par ao vidro e outro para as embalagens. É impressionante a quantidade de lixo que juntamos se separarmos; o lixo biológico acaba por ter de se vazar poucas vezes por semana e em sacos pequenos
Poupem nos transportes e façam desporto:
- com os combustíveis cada vez mais caros, e não necessariamente só por causa do custo do petróleo, convém apostarmos mais noutras formas de nos deslocarmos: a pé, de bicicleta, transportes públicos, etc.
- outra forma de poupar na nossa carteira, é combinarem-se viagens e deslocações "a meias"
Estes são exemplos de coisas que facilmente podemos fazer e com resultados muito bons em termos de poupança económica. Só trazem vantagens, duplamente!
Sem comentários:
Enviar um comentário