quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Pensamentos porcos, expressões típicas e reprovações sociais

Confesso que tenho protelado a publicação deste post. Não que já estivesse escrito, mas de certa forma já tinha corpo na minha mente porca... já vão perceber porquê!
Como é que uma pessoa "normal" diz que vai à casa de banho quando quer ou tem necessidade de ser um pouco mais específica?

- vou cagar e vou mijar é típico de gente pouco sociável, desleixada ou que gosta de chocar, são normalmente as pessoas que não lavam as mãos de pois de ir...

- vou fazer cocó e vou fazer xixi só fica bem quando se é gaiato, em mais velho parece amaricado. Imaginem um tipo que está num primeiro date com uma rapariga por quem se sente obviamente atraído e lhe diz uma destas imediatamente antes de se levantar da mesa de um restaurante. Ridículo, não!?

- vou obrar e vou urinar (mais comum ouvir-se "óbrar" e "órinar") é coisa de velho e fica sempre mal, são termos, por si só, sujos e altamente reprováveis em contextos sociais comuns. Só fica mais ou menos bem quando se dizem em tom jocoso entre amigos.

- vou defecar e vou expelir líquidos corporais pela uretra é assim
um pedacinho a atirar para o campo das ciências exactas e pouca gente de valores de QI mais vulgares irá compreender. Usar uma destas fica sempre fora de contexto, mesmo como piadola.

- vou mandar um fax e vou mudar a água às azeitonas até se encaixam relativamente bem num ambiente de trabalho, escritório ou reunião de negócios, ou até mesmo entre amigos, mas não serve para a grande maioria das situações.

- vou fazer o nº2 e vou fazer o nº1 são americaníces
puras e raramente conseguem ser entendidas pelo comum dos mortais, no entanto, são as expressões mais limpinhas a serem usadas no propósito em causa.

Em suma, e depois de me debruçar durante algum tempo sobre este tema, concluo que não existe um termo sociavelmente aceitável que se adeqúe a todas as situações. Há que ser bastante prático e tentar conjugar as várias hipóteses consoante a situação.

2 comentários:

Marius disse...

Que tal expecificar o tempo que nos vamos ausentar? tipo "vou 1 minuto" ou "vou 5 minutos" ou "vou meia hora" para os mais lentos... secalhar é pouco prático, mas indirectamente expecífico. ;)

Marius disse...

ou específico, como se escreve correctamente :P