domingo, 21 de dezembro de 2008

Natal, circo e a tourada das prendas

De onde vem esta tradição que junta a actividade circense com o espírito natalício? Quem se lembrou de juntar palhaços e malabaristas com o Pai Natal? Porque nunca vi em filme nenhum, o Pai Natal a fazer números de circo com os duendes e as renas e tão pouco vi artistas de circo a dar presentes a quem quer que fosse. Pensando bem, uma vez que as pessoas até gostam destas miscelâneas, porque não juntar o Natal e as touradas ou as largadas de touros!? Imaginem o Pai Natal, vestido de vermelho da cabeça aos pés, a digladiar-se com um touro no meio de uma arena. Ou uma largada de touros num centro comercial como golpe publicitário para aumentar as vendas, uma vez que as pessoas não se aventurariam a andar nos corredores durante muito tempo, andando a correr de um lado para o outro, concentrando-se apenas nos interiores e conteúdos das várias lojas. Pensando melhor, não. Nem circo nem touradas! Que estupidez!! Eu cá detesto tudo o que se prende com circo, muito porque se sabe que eles maltratam os animais, e não acho piada nenhuma ao Natal pelo teor altamente comercial em que se tem envolvido nas últimas décadas. Acho até que os embrulhos de Natal deveriam ter o mesmo tipo de labels que têm os maços de tabaco:

- "pode provocar desilusão"

- "se der demasiada atenção às pessoas somente no Natal e pouca ou nenhuma no resto do ano, um dia destes ainda acaba sozinho"

- "este presente foi comprado com dinheiros de negociatas manhosas"

- "este presente foi embrulhado pela senhora da loja que ganha apenas 3€ à hora e tem 5 filhos para criar em casa e um marido que lhe bate"

- "embora estejas desempregado eu não estou e posso dar-te presentes"

O verdadeiro espírito do Natal nunca foi revelado, mas eu vou dizer-vos qual é em primeiríssima mão, assim em jeito de epifania: não são as prendas, as lojas e os centros comerciais, as pistas de gelo, o Pai Natal da Coca-Cola, a comida e os doces ou o interesse sazonal em familiares e amigos... SÃO AS PESSOAS!!! ...sempre e todo o ano, porque o Natal é, de facto, quando um Homem quiser! Não se preocupem com o dinheiro que têm, os presentes que compram, se a mesa vai estar recheada de coisas boas ou não, dediquem-se uns aos outros que os tempos que aí vêm requerem gente forte e equilibrada emocionalmente. É este o meu desejo de Natal e de ano novo: muita força, saúde e tacto!
Grande abraço, muitos beijos e a minha contínua dedicação como amigo, aos que já possuo (é uma palavra tão engraçada, não é!? lol) e aos que hão de vir, que amigos nunca são demais!

6 comentários:

paulo disse...

Um Feliz Natal para ti tambem. E que o melhor de 2008, seja o pior de 2009.
Um grande abaço e beijinhos das meninas desde o meio do Atlântico

Jota disse...

De facto tu é que ás vezes parece estares(ou ter sido) possuido...
Concordo e subscrevo, bem como aproveito para desejar que em 2009 continues com a pena afiada (tbm não soa bem, pois não?).
Sincero abraço de amizade do J

Maria Ofelia disse...

Pois é
Gosto das pessoas que deixam a alma falar. Um beijo enorme e desejos de um Natal recheado das pessoas que amas (acompanhado de migas de espargos se possivel;))
Ofélia (a tal da loja dinamarquesa...)

NV disse...

Não sei porquê?... mas cheira-me que o Pai Natal anda a maltatar as Renas. Realemente, esta confusão( entre Natal, Circo e Touradas)está muito relacionada com os maus tratos a animais. Já para não falar, nas perturbações que fazem às criancinhas.
Um Abraço

NV disse...

Desculpem os erros, sempre a tudo fugir...

Anonymous disse...

Estás no bom caminho...
E que a lucidez sociológica te não provoque maiores estragos...
1 abraço
boas passagens por isto tudo!

Eduardo