quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Que se lixe a Saudade

A Saudade é um sentimento tipicamente português que, segundo dizem, nos caracteriza como povo. É uma palavra que aparentemente não tem tradução para outras línguas. Não consigo evitar associar saudade ao sentimento que se tem quando se perde algo ou alguém e não quando apenas se está longe do que nos faz sentir falta, seja pessoa, objecto ou estado de espírito. Sentir falta é bastante positivo e faz-nos querer voltar de forma assertiva ao sentimento que tínhamos antes, quer fosse algo pontual e esporádico ou de certa forma periódica e sazonal. Já a saudade transporta algo de negativo, funesto e por vezes até nefasto. É daqueles sentimentos que nos fazem sentir pequenos e acomodados face ao imenso peso da irreversibilidade. É o que os fadistas cantam, e aqui aproveito para relembrar que fadistas são os músicos que cantam sobre o destino, lá está mais uma referência ao que nos estará traçado, é o que se sentia pelo D. Sebastião, pelas glórias antigas do Benfica ou das batalhas contra os espanhóis e os mouros, pelo Sá Carneiro e outros políticos desaparecidos ou até mesmo – infelizmente até me arrepio quando o oiço dizer e mais ainda de o escrever, mas até vou ouvindo cada vez mais amiúde – pelos tempos do Salazar em que, e passo a citar o que é mais vezes referido como incentivo associado a esta vontade, “andava toda a gente na linha”... sinceramente, se é a isto que se referem como exemplos da vasta e inegável alma lusitana, pobre de espírito, rica em desmazelo e incapaz de tocar as coisas para a frente, que é para onde é o único e válido caminho, então prefiro estar fora desse lote de gente estranha e poupar-me ao desígnio do sofrimento. Só temos uma vida e já que acontece tanta coisa má, mais vale não perder tempo a sofrer por antecipação e a amargar o que podia ser doce.

5 comentários:

Ju disse...

Já dizia Runbeck "a felicidade não é uma estação onde se tem de chegar, mas uma maneira de viajar". Não devemos colocar a felicidade em metas. O mundo não acaba se não as alcançarmos.

NV disse...

Tenho saudades do futuro.
Tenho saudades de uma vida melhor que terei, das pessoas que irei conhecer, daquilo que farei, daquilo que serei, e das alegrias e tristezas vindouras.
E quando olho para o passado e gosto torno-o presente e futuro.

NV disse...

Tenho saudades do futuro.
Tenho saudades de uma vida melhor que terei, das pessoas que irei conhecer, daquilo que farei, daquilo que serei, e das alegrias e tristezas vindouras.
E quando olho para o passado e gosto torno-o presente e futuro.

Gandim disse...

esperança, confiança, expectativa, fé, desejo, ambição, anseio, objectivos por cumprir… nada que se compare a saudade, acho eu! Mas é bom, são todos eles pensamentos e sentimentos bons.

Anonymous disse...

Umas vezes sinto que a saudade me faz sentir vivo, sentir-me Homem, outras faz-me sentir mal e achar que a saudade é apenas uma palavra...