terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tesla, carros eléctricos e conspirações

Dando continuidade ao tema mais eléctrico do momento, ambiental e comercialmente falando, lembrei-me de dar a conhecer um verdadeiro carro desportivo de prestações comparáveis à grande maioria dos desportivos a gasolina, mas completamente eléctrico - o Tesla Roadster - um carro familiar totalmente eléctrico que iniciou a sua produção este ano - o Tesla Models S - e aquele que foi o primeiro carro eléctrico a ser comercializado... e por incrível que pareça, logo tinha de ser no mercado americano!

Nikola Tesla
"Foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e electrotécnica, de etnia sérvia nascido na aldeia de Smiljan, na Fronteira Militar, no território da actual Croácia. Era súbdito do Império Austríaco por nascimento e mais tarde tornou-se um cidadão norte-americano. Tesla é muitas vezes descrito como um importante cientista e inventor da idade moderna, um homem que «espalhou luz sobre a face da Terra». É mais conhecido pela suas muitas contribuições revolucionárias no campo do electromagnetismo no fim do século XIX e início do século XX. As patentes de Tesla e o seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência eléctrica em corrente alterna (AC), incluindo os sistemas de distribuição de energia multifásicos e o motor AC, com os quais ajudou na introdução da Segunda Revolução Industrial. Aparte os seus trabalhos em electromagnetismo e engenharia electromecânica, Tesla contribuiu em diferentes medidas para o estabelecimento da robótica, controlo remoto, radar e ciência computacional, para a expansão da balística, física nuclear, e física teórica. Em 1943 o Supremo Tribunal dos Estados Unidos acreditou-o como sendo o inventor da rádio. Muitos das suas realizações foram usadas, com alguma controvérsia, para apoiar várias pseudociências, teorias sobre OVNIs, e as primeiras formas de ocultismo New Age."
in Wikipedia


Tesla Motors
Tesla Motors, Inc. é uma marca de automóveis eléctricos situada no famoso Silicon Valley, criada com o intuito de desenvolver veículos elétricos de alta performance, fundada em 2003, sendo o seu nome uma homenagem ao inventor Nikola Tesla.
site oficial: http://www.teslamotors.com/

Tesla Roadster
Roadster elétrico produzido pela Tesla Motors. Tem uma autonomia de 350 km com um único carregamento da sua bateria de Li-ion e uma aceleração de 0-100 km/h em 3,9 segundos.

Tesla Model S
Sedan desportivo elétrico produzido pela Tesla Motors.


General Motors EV1
Primeiro carro elétrico a ser produzido por uma grande empresa automóvel. Foi introduzido no mercado em 1996 e a sua produção foi interrompida em 1999. Entre 2003 e 2004 todos os carros alugados foram removidos do mercado e a maioria destruidos, tendo alguns ainda sido doados a museus e universidades. A interrupção da produção e a sua retirada forçada do mercado foi e continua a ser um tema altamente controverso, largamente questionado por grupos ambientalistas um pouco por todo o mundo.
- publicidade que nunca chegou a aparecer na tv: 1 e 2
- documentário "Who Killed The Electrical Car?"
- reportagem da BBC em 1996

3 comentários:

Trinca disse...

Para mim pode ser o Telstar Model S.
Brutal!!!

Trinca disse...

Se bem que Telstar também não ficava mal... EhEh

Trinca disse...

Tesla raio!