sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Dica culinária: temperar saladas

O tempero da salada é das tarefas mais precisas e laboriosas que há no cardápio do exercício culinário. O objectivo máximo e último é o de atingir a perfeição, e para o alcançar, carece-se de um misto de precisão e sentido de oportunidade únicos. Esta dica culinária é preciosa para o uso doméstico, sendo mais difícil de aplicar em cozinhas industriais:
1. usar um tupperware com tampa que vede bem
2. lavar a salada e depositá-la com carinho no referido tupperware (o “carinho” é só porque me apeteceu! lol)
3. temperar a gosto (ex.: sal-azeite-vinagre, sal-azeite-limão...)
4. colocar a tampa no tupperware e fechar bem
5. agitar o tupperware como se não houvesse amanhã (cima-baixo, circunferências e elipses perfeitamente definidas no espaço, chocalhando ao calhas, é ao gosto do freguês)
6. abrir a tampa do tupperware e está pronto a servir (não fica com nada para escorrer)
Se for num tupperware de vidro com uma tampa de plástico é só levar para a mesa! ...que tal? Bestial, não!?!? ...assim de repente lembrei-me de uma frase: ”somos geniais, nós e os nossos genitais”.

3 comentários:

sandra martins disse...

?!?!
Mais uma vez... fizeste-me rir! Mas sim, de facto, é uma boa dica!
;)

gatadasbotas disse...

Se me permitem, gostaria de acrescentar uma colher de café de açucar e uma boa mão de oregãos! Depois é só seguir as instruções já indicadas...

HopIsis disse...

:) quando estou em casa sou sempre eu a incubida de temperar a salada... é uma mania que apanharam... eu até gosto de o fazer, mas gosto da salada avinagrada e nem toda a gente gosta assim... ainda por cima tenho o mau hábito de fazer as coisas a olho, o que não é muito coerente com a minha fama de perfeccionista, mas só assim é que consigo. Paralemente a este comentário sem jeito nenhum, gostaria de acrescentar umas dicas minhas para obter saladas mais originais, pode parecer estranho, mas acho que se aplica a qualquer salada: umas pevides descascadas; umas sementes de sésamo ou de linhaça; nozes, amêndoas ou caju... experimentem!