domingo, 2 de julho de 2006

És tu o Jeremias!

Hoje foi a 6ª vez que vi o Jorge Palma ao vivo, e pela 5ª vez decidi sair antes de terminar o espectáculo… e perguntam vocês o que é que aconteceu naquela vez em que não saí? Pois bem, estava tão ou mais alcoolizado do que ele e não sei se foi por estar na mesma onda, ou por não ter prestado grande atenção, mas o que é certo é que permaneci no recinto durante todo o tempo do concerto, e por muito que me custe até podia ter sido o Zé Mendes e as suas meninas que iria dar ao mesmo. Como é que um tipo como o Jorge Palma, brilhante compositor e pianista genial, é tão bom em estúdio e só faz merda ao vivo? Não sabe as letras, falha teclas, derruba coisa, cai… ok, era uma pergunta retórica e não carece de resposta. O Jim Morrison e a Janis Joplin estão no meu top dos melhores músicos de sempre mas nunca tive hipóteses de os ver ao vivo, e o Jorge Palma sim! Entre bipolares, que passam o tempo no fio da navalha entre a excentricidade e a depressão, e gajos que se desgraçam com drogas (álcool incluído), há uma série de concertos que nos ficam vedados, no que há qualidade diz respeito, e é uma pena! Não há quem goste mais de Jorge Palma do que eu, tenho toda a discografia, livros de poema e songbook (se é que isto é indicador fidedigno), mas não consigo vê-lo ao vivo. Chega a ser ridículo, aquele colosso em cima do palco podre de bêbado, num momento frágil e efémero, com a malta toda cá em baixo a entreter-se e a soltar grotescas gargalhadas. É nesta altura que não aguento mais e tenho de me vir embora… seja como for Jorge, “a gente vai continuar”. És grande! Tu tás lá!!
Deixo-vos com “Valsa de Um Homem Carente” na MusicBox.

2 comentários:

naoquero disse...

Como tu também adoro Jorge Palma, adoro as letras o clima qeu as músicas proporcionam o bem estár que é conseguido enquanto ouvimos a sua bela musica.
Infelizmente ele tem esse problema, eu este sabado queria ter ido ver Jorge Palma, mas esqueci-me, e por acaso até estava na feira...a ultima vez que o vi foi numa recepção ao caloiro e foi vergonhoso ver a desgraça em que ele se encontrava, não fosse os bons musicos que o acompanhavam na altura teria sido certamente o pior concerto que já alguma vez eu teria presenciado.
Deixa-me dizer-te uma coisa Gandim, um dos meus albuns favoritos do Jorge Palma é o Ao vivo no Villaret, acho qeu ele é bom musico ao vivo, mas apenas quando quer.

POD

Maçã de Junho disse...

Pois é...para o bem e para o mal o mestre vive da sua inconstância..e ir a um concerto dele tanto pode ser o concerto de uma vida, como pode ser um momento triste, mas Palma é sempre grande com a sua genialidade.
Toda a sua agenda artística em www.jorgepalma.pt.vu
newsletter:ladoerradodanoite@hotmail.com