quinta-feira, 31 de julho de 2008

Golpadas, banca e tacharia

Em primeiro lugar começo por pedir desculpas pelo momento de inactividade com vos presenteei estes últimos dias, mas sem internet em casa é complicado log’ar-me e postar qualquer coisa on a moment’s notice. Em segundo lugar peço igualmente desculpa pelo teor do texto que se segue, sendo ele de teor económico e chato, mas entenderão que devemos questionar-nos a respeito de certas situações quando as vimos serem noticiadas como a que apareceu noutro dia nos telejornais. Eu percebo que a Adobe compre a apetecida concorrente Macromedia, ou que o Google tenha comprado o Blogger e o YouTube porque querem ter tudo e todos, que a Microsoft anseie por ser dona da AOL ou da Apple, que as seguradores sejam alvo de fusões a toda a hora e que a banca seja palco para os mais incríveis takeovers hostis de que há memória, mas é de roçar a total perplexidade quando se ouve dizer que o BPI teve uma baixa nos lucros porque detinha grande parte das acções do BCP e que igualmente o BCP também teve uma quebra nos lucros por deter muitas acções do BPI. Será caso para dizer: “quem é que apareceu primeiro, o ovo ou a galinha?” E a resposta é: o tacho!, quer seja para fritar a galinha ou para estrelar o ovo. Poder-se-á dizer que na base de tudo isto estará o descrédito em que caiu o BCP pela gestão danosa – e mafiosa, permitam-me acrescentar – que tem tido nos últimos anos (ou sempre!?), mas não é bem esse o pormenor que me ofende. Antes o facto de ambos os bancos, que se digladiaram mutuamente e fizeram de tudo para se comprar um ao outro há bem pouco tempo, serem de facto quase donos um do outro e ambos se arrastarem para as perdas em bolsa por parvoeira institucional. Pensando bem, até nem me ofende! Irrita-me que não tenha sido eu ou outro tipo das quintas armado em Robin dos Bosques a ter consumado esse golpe de génio. Por outro lado, e vendo as coisas a um nível mais macro, custa-me a conceber que esta gentinha idiota não consiga pensar para além da sua secretária de meio-metro de fundo e três de largo e nem se lembrem que há vida para além do seu tacho. Este país está entregue à bicheza, é o que é!

Sem comentários: