segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Guerra dos Sexos: o mito da carteira feminina

Desde sempre que há ligeiros conflitos e quezílias entre homens e mulheres, mas acabas por ser qualquer coisa de interessante como forma de aquecer as coisas e de quebrar as barreiras da monotonia. Isto, desde que não se tornem hostis e demasiado desagradáveis… ou com humor de baixo nível! As mulheres passam a vida a dizer que os homens são todos iguais, só pensam em sexo, são preguiçosos e são o sexo fraco. Por outro lado, os homens vêm as mulheres como sendo todas irmãs, podendo-se fazer qualquer barbaridade excepto deixá-las espreitar por detrás da cortina. Apelando à dialéctica constante que nos move, e tentando com todas as minhas forças não cair num machismo chauvinista e grosseiro, vou revelar um pormenor que mostra que as mulheres são muito iguais entre si e a si próprias. Independentemente da cultura, as mulheres carregam consigo na carteira fotografias de toda a gente que conheceram desde sempre: colegas de escola, amigos de infância e adolescência, as três ou quatro melhores amigas com todo o tipo de roupa e estilos, o pai em várias idades, a mãe com vários penteados, até o cão e os gatos lá de casa; tudo o que se atravessa pelo seu caminho, aparece figurado em fotografias tipo passe numa carteira gorda e moribunda, carregada de tiquets de portagens e talões do Multibanco, misturados com os documentos do carro, com o velcro já gasto, os fechos-eclaire a rebentar pelos dentes e as costuras desgastadas quase no limite. Isto é algo transversal a qualquer nacionalidade, religião ou filosofia de vida. As mulheres têm todas um especial e forte apego a memórias e recordações, e isso traduz-se, na maior parte dos casos, em guardá-las no formato de fotografia. Tipo-passe é o ideal, por que não dá para andar de um lado para o outro com um álbum de 36 fotografias 10x15… pelo menos na maior parte das situações do dia-a-dia. Por outro lado, se não conseguirem achar o B.I. ou a carta de condução quando o senhor bófia, no zelo da função que lhe foi confiada e atribuída, lhes pedir para que se identifiquem, há sempre a remota hipótese de mostrar as fotografias de 37 pessoas que podem, dentro da sua honestidade e como manda a lei, atestar que as conhecem.

3 comentários:

Anonymous disse...

E ainda te esqueceste de referir que elas conseguem ter tudo e mais alguma coisa dentro da mala, mas falando das carteiras, eu tenho uma amiga minha que anda com 4 ou 5 carteiras, uma para moedas, outra com os cartoes e identificação, outra com comprimidos e afins, outra com notas, enfim...são tantas que uma pessoa até se perde...
As mulheres por vezes chamam-nos desorganizados, mas eu gosto é quando elas perdem a chave do carro dentro da mala e têm que esvaziar a mala toda, ai sim é cómico de se ver...

POD

Anonymous disse...

Se as mulheres não gostassem de fotografias, como é que os homens justificariam a compra das máquinas fotográficas com milhões de pixeis e lentes Zeiss?
Quanto a malas ou carteiras: Que homem é que nunca disse à amiga, namorada, etc « ..guarda-me aí isto que não cabe me no bolso»
Enfin... questões de género!
C

Anonymous disse...

Quanto a sexos, apenas conheço dois: um que se diz sensato, o outro que nos prova que isso não é verdade
Autor: Marivaux , Pierre