domingo, 19 de novembro de 2006

A cadeirinha

A lei actual e vigente diz que as crianças devem andar de automóvel até aos 12 anos de idade numa cadeirinha própria acoplada convenientemente ao banco. Mesmo sabendo que, teoricamente, se entra na adolescência aos 13 anos (twelve, thirteen… teenage = a idade dos teens), parece-me um pedacinho forçado e só mesmo um atrasado mental para fazer uma lei assim. Obriguem toda a gente a andar de cinto de segurança – mesmo os tipos que seguem presos na mala, raptados pela máfia – cinto duplo que seja, ou até mesmo um colete de forças preso ao banco, mas não façam os putos andar de cadeirinha aos 12 anos como se tivessem 6, é indecente, inconveniente e altamente contraproducente! Senão, vejam: aos 12 anos eu já sabia guiar um carro e fazia-o sozinho, sem ninguém a acompanhar; fazia expedições de bicicleta com amigos que duravam dias inteiros – estávamos fora de casa, longe das mães e não havia telemóveis – ia com amigos, a pé, até às piscinas municiais (longe para caraças), já sabia há algum tempo o que era e como se dava um linguado (nem solha, era mesmo beijos), fazia programação em Logo no meu ZX Spectrum (Load “” Enter), entre muitas outras coisas típicas de um adolescente, ou de pré adolescente, vá!, mas nem nos meus piores pesadelos me aparecia a imagem de me deslocar de carro confinado a uma cadeira de bebé, que é exactamente o que aquilo é, não me venham cá com tretas. Mudem a lei para os 8 ou 9 anos, no máximo, sob pena destas gerações originarem (perdoem-me a redundância) uma quantidade industrial de inadaptados inaptos, e uma cambada de frustrados. Esta história da cadeirinha não ajuda em quase nada a prevenir acidentes, minimizar baixas ou educar a sociedade no seu todo, é fogo de vista!

3 comentários:

Gatadasbotas disse...

Caro Gandim,
esqueceu-se de mencionar que, para além da idade de 12 anos, a altura mínima para o/a criança (?!) ser sujeito à dita cadeirinha é de 1,50m, o que me leva a perguntar se as duas condições são aplicadas em conjunto ou separadas...

Ou seja:
- a dita tem 12 anos mas mede 1,60m - necessita de cadeirinha?
- eu tenho 30 (;-)) anos mas meço 1,50 - necessito de cadeirinha?

Ah, pois é....

Aneo disse...

Ser for uma cadeirinha com "auto-massagem" tb quero!-ignorar o que está para trás deste ponto->.
Gandim rapaz!Tu que volta e meia postas no blog coisa com um valente teor nostalgico aqui fica uma mina de ouro da tua e da minha geração!

http://osverdesanos.blogspot.com/2006_11_01_osverdesanos_archive.html

Feito por um gajo do meu curso que não consegue parar quieto e que esporadicamente usa a imaginação para delicias destas.

Keep up
Extemenha

Gandim disse...

"precisa de se informar melhor antes de falar"???
O desafio era descobrir ruas com nomes de pessoas vivas, se soubesse de antemão já não seria grande desafio, certo? Obrigado pelo contributo, mas sinceramente aqui precisamos de pessoas bem dispostas e que contribuam positivamente, denotei um pedacinho de arrogância no comentário, não!? Talvez seja impressão minha... Sr. Rondão de Almeida, foi você!??? lol